Service IT amplia seu Centro de Operações de Segurança

Investimento faz parte da estratégia da companhia de aumentar as receitas em segurança cibernética nos próximos anos

Author Photo
12:55 pm - 17 de julho de 2018

A Service IT, integradora de soluções e serviços de TI, especializada em outsourcing e consultoria, expande seu Centro de Operações de Segurança (SOC). Localizado em São Leopoldo (RS), junto ao Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), o SOC funciona em conjunto com os centros de operações da Service IT em São Paulo e na Argentina.

De acordo com Leonardo Lemes, diretor de segurança cibernética da Service IT, diante do conjunto de ameaças cada vez mais avançadas e de um cenário desafiador de transformação digital dos negócios, as empresas precisam ter foco no negócio – atividade-fim –, ao mesmo tempo em que têm de pensar em estratégias adequadas para fazer frente a essas ameaças cibernéticas. “O SOC é parte importante dessa estratégia, seja interno ou externo, e contribui para prevenir, detectar, avaliar e, muito importante, responder a ameaças e incidentes”, diz Lemes.

O SOC da Service IT é composto por uma equipe multidisciplinar que atua em turnos 24 horas por dia, além de uma instalação dedicada e organizada para responder a ameaças de segurança cibernética. “Acreditamos que as pessoas, junto com a melhoria contínua dos processos e a integração com as tecnologias dos nossos parceiros globais, nos concedem um diferencial competitivo. Contamos com a expertise de profissionais qualificados e experientes, que tornam os processos mais eficientes”, afirma Lemes.

Ainda de acordo com o executivo, alguns clientes da companhia optam por manter um network operations center (NOC) e um SOC com o mesmo fornecedor, pois não querem a complexidade natural da gestão de diversos fornecedores. Para esses clientes, a Service IT aposta em uma oferta personalizada, que integra os processos de operação de rede e segurança cibernética. Já para os clientes que preferem manter essas operações com fornecedores distintos, a oferta também se aplica, visto que é possível definir os fluxos de operação, de maneira a cooperar com o NOC do cliente.

A expansão do SOC iniciou-se após a aquisição da empresa Defenda, especializada em segurança da informação, realizada pela Service IT no início de 2018, como parte de uma estratégia que visa quadruplicar as receitas com defesa virtual em um intervalo de dois anos.

Entre os principais benefícios que o SOC representa, destacam-se:

Redução dos riscos

Minimizar os riscos de natureza cibernética aos quais as organizações estão suscetíveis é uma premissa de qualquer SOC.

Otimização dos recursos

Por falta de conhecimento especializado ou mesmo de recursos humanos disponíveis, muitos dos recursos (IPS, IDS, DLP, SIEM etc) são subutilizados, o que deixa a organização exposta e faz com que as organizações não tenham retorno sobre os investimentos realizados.

Redução da janela de exposição

Quanto mais breves forem a identificação e a correção das vulnerabilidades, menor será a janela de exposição do ambiente a ameaças que possam explorar essa falha e gerar incidentes.

Redução no tempo de detecção de uma ameaça

Algumas ameaças possuem a capacidade de se manter ocultas no ambiente por um longo período. Assim, o quanto antes forem detectadas, menor serão as perdas.

Resposta a incidentes

Quando ocorre um incidente, seja qual for, é fundamental que a empresa tenha capacidade de resposta.

Inteligência

Inteligência sobre ameaças que possam afetar o negócio e inteligência para aperfeiçoar os mecanismos de defesa já empregados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.