Serpro lança aplicativo que valida CNH brasileira em países da América do Sul

Já disponível para download, solução também consegue verificar originalidade de documentos como o CRLV e a nova placa veicular

Author Photo
9:00 am - 23 de junho de 2020

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) lançou na última terça (16) um aplicativo que promete facilitar a vida dos brasileiros que viajam pela América do Sul. 

Chamada Vio, a solução utiliza os QR Codes presentes nas versões mais recentes da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) para verificar e validar a autenticidade dos documentos. O app também consegue atestar a validade da nova placa veicular, criada com o padrão do Mercosul. 

“A disponibilização do Vio nas lojas da América do Sul é um ganho na segurança para o cidadão brasileiro que transita pelos países da região. Entrar nestes países com carros furtados ou com documentos falsificados vai ser muito mais difícil”, explica o gestor responsável pelo aplicativo de validação no Serpro, Lary Fernandes. 

Com o aplicativo (que já está disponível nas lojas de da Apple e Google), autoridades de outros países podem utilizar a solução para otimizar o processo de conferência da documentação de brasileiros que estejam passando por aeroportos ou postos de fronteiras. 

A integração do software com outros países foi possível por meio de uma parceria entre o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Serpro e GMC (Grupo do Mercado Comum), responsável por negociar os acordos em nome do Mercosul. 

Assim será possível utilizar o Vio para validar CNH e CRLV dentro da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Para quem deseja utilizar o serviço mas não possui o OR no documento, o Serpro disponibiliza outro app, chamado Carteira Digital de Trânsito, que fornece esses dados após o cadastro. 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.