Serpro lança aplicativo para gestão de presença e eliminar papéis

Órgão, que passa por processo de privatização, pretende facilitar gestão em reuniões, cursos, palestras e mais

Author Photo
1:14 pm - 23 de janeiro de 2020

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) anunciou um aplicativo pensando em agilizar a gestão de eventos. Chamado Check-in Serpro, ele oferece uma opção mais prática para o controle de presença em reuniões, palestras, cursos, oficinas, apresentações e mais.

O app pode ser baixado na Google Play e App Store gratuitamente. Ele está disponível para funcionários do governo, mas também para o público ter acesso a palestras e afins. No momento do check-in, o app faz o registro do indivíduo e gera um QR code específico.

Assim, no dia da reunião, os visitantes precisarão apenas apresentar o QR code. Na página que é aberta após a leitura é onde acontece a criação de uma assinatura única, que pode ser autenticada com contas Gov.br, do Google, Facebook ou Apple.

Como explicado por Diego Ribeiro, superintendente de Digitalização do Governo no Serpro, a proposta inicial era atender os gestores. “Nossa proposta inicial era ajudar os gestores públicos com uma solução para acompanhamento de presença em reuniões de trabalho e, de quebra, reduzir o uso de papel”, disse.

Depois de receber novas funcionalidades, o aplicativo passou a ser liberado “para qualquer interessado, já que ele possui recursos úteis não só para o governo, mas pra qualquer cidadão”.

Os participantes também podem compartilhar um cartão de visitas com informações de contato com organizadores de cada evento.

O aplicativo já é usado pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério da Educação há cerca de um mês. Como cita Daniel Rogério, diretor de TI do MEC, ele serve “para controlar as reuniões aqui na Diretoria, eliminando o uso de listas de presença impressas. A solução é simples, intuitiva e tem ajudado muito nessa tarefa”. Rogério ainda afirma que o app será usado na Secretaria Administrativa do Ministério.

Nesta quinta-feira (23), o governo federal oficializou a inclusão do Serpro no Programa Nacional de Desestatização (PND). Além do órgão, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) também passa por privatização.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.