Mais lidas
1

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

2

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

3

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Será que os líderes fizeram tudo na pandemia frente à transformação digital?

Pandemia acelerou todo o processo de transformação digital, mas essa onda não pode mais parar porque é irreversível

Carlos Baptista*
16:05 pm - 21 de maio de 2021
Adobe Stock

A pandemia da Covid-19 provocou um conjunto de mudanças em nossa
sociedade, tanto no nível pessoal quanto no aspecto profissional. Para muitos, questões como o trabalho home office, as compras por meio das plataformas de delivery, o uso da telemedicina e as aulas através do ensino remoto passaram a fazer parte do cotidiano.

Entretanto, dentro desse cenário, fica a provocação: houve uma disrupção no modelo organizacional das corporações ou as empresas simplesmente se digitalizaram?

Em meio a essa situação caótica logo no seu início, há mais de um ano, não havia uma solução imediata para conter o avanço do coronavírus. Dessa maneira, a principal medida adotada pelas autoridades foi o isolamento social como uma maneira de travar a expansão do contágio. Devido a esse movimento, todos os tipos de negócios no Brasil e no mundo sofreram sérios impactos que ocorreram em um grau menor ou maior nas corporações conforme o nível de maturidade da sua respectiva organização interna ou mesmo da área de atuação.

É necessário reconhecer que muitos deram o seu melhor, e mesmo assim é difícil identificar alguém que escapou ileso desta pandemia. Enquanto alguns sequer tiveram chance de se reinventar, muitos negócios apostaram na tecnologia como uma forma de manter as operações em dia.

O investimento nesse quesito permitiu às lideranças manterem as equipes de colaboradores à distância, os seus canais de venda e de distribuição ativos mesmo com o distanciamento social junto aos consumidores. Com isso, muitas empresas conseguiram sobreviver até o momento. Esse movimento é claramente percebido por meio da pesquisa elaborada pela Economist Intelligence Unit (EIU) e encomendada pela Microsoft, que mostra como a pandemia ajudou as organizações a se adaptarem à Covid-19 em relação à tecnologia.

Divulgado em maio, o levantamento aponta que todos os setores aceleraram as iniciativas de transformação. Ainda de acordo com o estudo, as empresas passaram a depender muito mais das ferramentas digitais. A tecnologia de nuvem ficou na frente, pois 50% das organizações destacaram que esse item desempenhou um papel importante e crítico nas operações. Em seguida, vêm as tecnologias que permitem o trabalho remoto (40%), inteligência artificial e machine learning (33%) e Internet das Coisas (31%).

Mas e daqui para frente? Será que a disrupção digital se afunilou, esgotando alternativas a serem usadas pelos líderes dentro das corporações?

De fato, essa pandemia acelerou todo o processo de transformação digital, mas essa onda não pode mais parar porque é irreversível. Para isso, as apostas não podem se restringir ao universo da tecnologia. Por essas e outras, existem outros aspectos que precisam ser abordados e considerados pelas corporações e lideranças:

Evolução tecnológica e requalificação

A evolução tecnológica vai continuar num crescimento em ritmo exponencial e não irá mais parar. Exemplos dessa tendência são a computação quântica e a inteligência artificial na tomada de decisões. Ou seja, as atividades rotineiras serão automatizadas. Como consequência, essa situação irá gerar excesso de profissionais em algumas áreas.

Por outro lado, esses colaboradores precisam ser requalificados e o importante é que essa requalificação foque tanto em soft skills quanto em hard skills. Nesse último caso, a principal complexidade está no fato da constante e exponencial evolução da tecnologia.

Então o grande foco nessa requalificação deverá ser nas soft skills ou no que é informalmente conhecido como “human skils”, cujas habilidades são chamadas de não-técnicas. Esse desenvolvimento permitirá mais versatilidade e flexibilidade ajudando a focar mais na eficácia ao invés da eficiência.

Liderança e cultura organizacional

A liderança precisa ter um novo olhar nesse processo de transformação digital seja internamente como em relação ao “mundo” exterior à organização. E para isso precisa empoderar a equipe e se relacionar com a estrutura de um modo diferente. A comunicação junto ao colaborador não pode ser feita como antes, quando toda a equipe recebia a mesma informação do mesmo modo. O líder precisa lidar com o profissional de forma individualizada para ele sentir que também tem uma experiência única em relação à empresa ao invés de simplesmente pertencer a uma área.

Com essa nova organização, “a empresa” e o líder entraram na casa dos profissionais sem serem convidados, por meio de reuniões e conversas via videoconferências. Esse tema é algo a ser tratado com muita atenção porque é muito intrusivo.

Nesse pós pandemia, as novas lideranças precisam ser mais respeitosas e inclusivas. Além disso, devem incentivar a criatividade para que toda a equipe contribua com a transformação digital. A cultura organizacional mudou e passou a entender o erro como uma etapa no processo de crescimento.

Foco no cliente

Com a transformação digital, as organizações e os profissionais precisam repensar seus modelos de negócio. O objetivo é sair do foco no produto para direcionar essa atenção para o cliente e na experiência que ele tem. Devido à pandemia, todos os consumidores e colaboradores descobriram novas maneiras de viver.

No pós pandemia, esses públicos vão exigir que esse conforto e experiência obtida ao consumir algo melhorem ainda mais. Assim, as empresas que focam nesse ponto vão se sobressair e terão uma retomada mais fácil para se recuperar economicamente.

A pandemia acelerou a digitalização e gerou uma nova consciência
nas pessoas, dentro e fora das organizações. Por esse motivo, os líderes precisam ficar muito mais atentos para manter essa onda de transformação e incentivar os colaboradores a contribuírem com novas ideias e soluções.

As novas lideranças devem ser mais empáticas e inclusivas para que os resultados internos sejam potencializados e a onda de transformação digital seja alimentada. E você, já fez de tudo mesmo pela sua equipe?

*Carlos Baptista é professor e coordenador no Núcleo de Seleção de Alunos do MBA da FIAP. Especialista em transformação digital, atua como diretor da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano e é co-criador do Modelo Ágil Comportamental (MAC). Possui mais de 30 anos de experiência em TI no Brasil e Portugal

Tags:
inovação
transformação digital
Brandspace por SAP

Hora de transformar a cadeia de suprimentos

Trabalho conjunto entre compradores e fornecedores pode transformar a cadeia de suprimentos em vetor de sustentabilidade. Empresas como a SAP já trabalham com esse objetivo.

Em alta

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade
Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados