Categories: Notícias

Sensedia enxerga oportunidades no mercado de APIs

Quando um consumidor compra um produto em lojas on-line certamente ele não faz ideia dos sistemas que estão por trás, permitindo que a atividade seja concluída com sucesso. As interfaces de programação para aplicações (API, na sigla em inglês) são uma das tecnologias usadas pelo e-commerce. São as APIs as responsáveis pela integração da loja com marketplaces, facilitadores de pagamentos, entre outros, recursos fundamentais, hoje, para o bom funcionamento de negócios digitais.

De acordo com Kleber Bacili, CEO da Sensedia, a economia das APIs já está consolidada no mercado externo e começa agora a crescer em solo nacional “Por aqui, bancos e e-commerce são os mais maduros em relação ao uso de APIs, permitindo a integração de outras aplicações de forma mais fácil”, conta, completando que a mobilidade fortaleceu o mercado de APIs.

O potencial do setor é enorme, acredita Bacili. Um dos clientes da Sensedia, a Cnova, por exemplo, aposta em APIs apoiar seu marketplace, composto por centenas de lojas, integrando seus parceiros em uma única plataforma.
Com o salto da tecnologia, Bacili relata que a Sensedia vai mirar neste ano bancos, seguradores e sites de e-commerce, mas as startups também estão no foco da estratégia de crescimento da empresa. “As startups seguem bastante o conceito mobile first, APIs first, por isso são abertas para o uso da tecnologia”, observa.

Com a oferta, o objetivo da Sensedia é triplicar os negócios neste ano. Em 2014, a companhia ampliou em 64% a receita e reforçou seu time, hoje com 50 pessoas, para suportar o salto esperado. A organização expandiu ainda sua infraestrutura física e ampliou o escritório sede, em Campinas, no interior de São Paulo. Para este ano, a expectativa de crescimento também está na casa dos dois dígitos.

A consolidação da estratégia vai permitir ainda que a Sensedia reforce a internacionalização de seus negócios. Atualmente, a empresa, 100% brasileira, conta com uma representação comercial nos Estados Unidos, mas a ideia é ampliar a atuação fora do País, de acordo com o CEO da Sensedia.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

18 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

18 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

19 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

21 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

22 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

22 horas ago