Senior integra ERP com inteligência cognitiva do IBM Watson

Author Photo
9:33 am - 03 de julho de 2017

A Senior anuncia a integração de uma assistente virtual à sua solução Gestão Empresarial | ERP. Trata-se da primeira empresa da América Latina a incorporar em um sistema de ERP a plataforma de computação cognitiva da IBM, o Watson.

Batizada de Sara (em inglês, Senior Automated and Responsive Agent), a assistente virtual, desenvolvida com a plataforma de nuvem IBM Bluemix, possibilita que os usuários interajam de forma simples e natural com o sistema de gestão. Com linguagem natural, Sara pode executar comandos, buscar informações ou efetuar transações. A assistente é capaz de realizar diversas consultas no ERP da Senior, respondendo sobre informações como situação financeira, contatos telefônicos e detalhes de pagamentos. Entre os benefícios, a solução aumenta a produtividade dos profissionais e permite o acesso mais rápido e eficiente a informações para tomada de decisão.

Atualmente, a assistente virtual da Senior está presente nas soluções Gestão de Logística | WMS e Gestão de Relacionamento | CRM. Até o final deste semestre, as soluções de ERP e RH contarão com bots integrados em boa parte de suas diversas funcionalidades, o que posiciona a companhia como uma das primeiras fornecedoras do Brasil a oferecer um portfólio de tecnologias para gestão que incorporam funcionalidades de computação cognitiva.

De acordo com um levantamento do Bank Of America Merrill Lynch, o mercado de assistentes virtuais ou chatbots como a Sara, da Senior, deve movimentar US$ 153 bilhões até 2020. “A Sara representa um importante passo para reforçar o pioneirismo e a inovação da Senior no mercado de tecnologias para gestão, oferecendo às empresas soluções que auxiliam no ganho de desempenho, redução de gastos com tempo e custos e, consequentemente, ajudam na produtividade dos negócios”, afirma Jean Vieira, diretor de Desenvolvimento da Senior. “O sistema tem a capacidade de, a partir do comportamento dos usuários, se adaptar e desenvolver novas habilidades, assim como acontece com o cérebro humano, o que nos permite aprimorar ainda mais os serviços da Sara”, comenta o executivo.

Para David Dias, líder de Watson Channels & Ecosystem da IBM Brasil, os resultados obtidos por meio do uso de plataformas cognitivas como o Watson mostram, na prática, como os assistentes cognitivos irão transformar a natureza do trabalho e de como os indivíduos irão interagir com aplicativos e máquinas. “Nos próximos cinco anos todos os aplicativos de gestão terão algum tipo de tecnologia cognitiva, seja na interação e troca de dados com os usuários finais ou mesmo na substituição de algoritmos baseados em regras, por sistemas que possam entender, aprender, se aprimorarem e até mesmo operar de forma autônoma, afirma o executivo.

“ Integrar o Watson ao ERP da Senior nos trouxe uma visão ainda mais clara sobre como as tecnologias cognitivas podem ser disruptivas aumentando sua capacidade de análise, promovendo a conexão entre o mundo real e o digital, tornando a usabilidade dos ERP mais simples e interativa”, completa Claudio Bessa, líder de desenvolvimento de Ecosistema e Startups para América Latina da IBM Cloud.

Especializada na oferta de software para gestão empresarial, de pessoas, logística, relacionamento com clientes e controle de acesso, a Senior atua em todo o Brasil com filiais, escritórios, unidades de negócios e canais de distribuição, oferecendo tanto consultorias como sistemas integrados que apoiam seus clientes na otimização de processos e modelos de negócios, inovação e produtividade, simplificando a tomada de decisão e impulsionando a gestão.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.