Senior cresce 38% em ano marcado por incertezas

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10:33 am - 12 de novembro de 2014
Senior cresce 38% em ano marcado por incertezas

Inquestionavelmente, os números da Senior saltam aos olhos,
afinal, a empresa cresce acima do mercado em um ano abalado por incertezas. De
janeiro a setembro, a provedora brasileira de software de gestão ampliou sua receita em 38,4%, comparado ao mesmo período do ano passado, um acúmulo de R$
130,1 impulsionado pela aquisição de 250 novos clientes.

No último trimestre, a empresa alcançou receita R$ 44,7
milhões e a expetativa é continuar nesse ritmo até atingir a meta de R$ 190
milhões para o consolidado de 2014. Como lembra o presidente da Senior, Carlênio Castelo Branco, o
mercado de serviços tem se saído bem diante dos demais setores de tecnologia,
já que cresce no passo de 10% a 15% ao ano. “Mas estamos comendo uma fatia maior
dessa pizza”, afirma, considerando que provedora deve terminar o ano com crescimento entre 38% e 40%.

Neste ano, a empresa colheu frutos dos investimentos feitos
ao longo de 2013, baseados no processo de expansão de filiais para Recife e Rio
de Janeiro, bem como aquisição de seu maior canal, localizado em Indaiatuba, na
região de Campinas. Este último, permitiu ampliação de 40% da força de venda e um ganho de pelo menos 10% de seus novos clientes, entre eles empresas como
Odebretcht e Brasken.

A oferta de novos produtos e a expansão da atuação no varejo
para a toda a cadeia, e não mais apenas no backoffice, também contribuíram para
o bom desempenho, assim como maior atuação no segmento de agronegócios, cuja
receita gerada supera R$ 1 milhão.

O principal mercado para a Senior hoje é a região Sudeste, especialmente
o Estado de São Paulo, seguido pela região Sul, onde está localizada a sede da
empresa. Com os últimos movimentos, a companhia passou a operar com maior
ênfase no Rio de Janeiro, onde atuava somente através de canais, e expandir sua
presença para a região Nordeste, cuja importância vem crescendo a cada ano,
pontua o presidente da companhia.

Horizontes

Além disso, a aquisição da Sythex, especializada em soluções
para logística e que possui clientes como Netshoes, Femsa, Magazine Luiza e
Livraria Cultura, anunciada em outubro, será um passo importante no horizonte
da Senior. Sediada em São Paulo, a companhia apresentou crescimento de 50% em
seu faturamento em 2013, frente ao ano anterior, e a expectativa é fechar o ano
de 2014 em R$ 13 milhões. “Temos a meta ousada alcançar a receita de R$ 1
bilhão até 2022”, destaca Carlênio
Castelo Branco.

Desse modo, a empresa aposta em três pilares para conquistar
a casa dos bilhões: desenvolvimento de novas ofertas e produtos, crescimento
orgânico e aquisições, que somam mais de cinco somente nos últimos três anos. 

Com as compras, a empresa espera complementar seu portfólio, como foi
o caso da aquisição da Sythex, já que há uma grande demanda de software de logística
nos segmentos onde a Senior tem grande atuação, como varejo e manufatura. Outro
aliado, é o investimento em inovação por meio de um programa voltado para
startups, anunciado recentemente, pelo qual a companhia pretende escolher as
melhores ideias que poderão acrescentar ao seu portfólio.

Para o próximo ano, a empresa tem expectativa de crescimento
de 30% e, diante do ritmo, Castelo Branco pontua até mesmo a dificuldade de suprir a
mão de obra interna da companhia, dificuldade enfrentada no mercado de
tecnologia com um todo. “Hoje temos umas 100 vagas abertas aqui e muitas vezes
temos que buscar essas pessoas no ensino médio, e não mais na graduação”,
comenta.

Apesar da grande concorrência que enfrenta no mercado, seja
com granes players nacionais e internacionais, e até mesmo com as provedoras de
software menores e mais especializadas, o presidente da companhia afirma que
ainda não há planos de entrar em outros países, pelo menos nos próximos dois
anos. “Concorrente é o que não falta, mas temos muitas oportunidades Brasil
ainda e vamos aproveitar isso”, enfatiza.

 

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