Sem verba, Inpe pode desligar supercomputador utilizado para monitoramento meteorológico

Para economizar energia, desligamento do supercomputador Tupã aconteceria pela primeira vez na história

Author Photo
11:00 am - 15 de junho de 2021
trovão Adobe Stock

Supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tupã poderá ser desligado até agosto deste ano como forma de economizar energia frente à falta de verba enfrentada pela instituição. 

Segundo o Jornal da USP, o Inpe recebeu R$ 44,7 milhões junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia neste ano, frente a um total previsto de R$ 76 milhões. Se confirmado, o desligamento aconteceria pela primeira vez na história.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Pedro Luiz Côrtes afirmou à publicação que o desligamento do Tupã pode acarretar um risco estratégico para os governos estaduais, municipais e para o governo feceral.

Sem o Tupã, modelagens fornecidas pelo Inpe sobre possíveis eventos meteorológicos e climáticos estarão indisponíveis, prejudicando o planejamento estratégico de governos. “Ficaremos com um ‘buraco’ nessas informações e isso, obviamente, vai deixar o governo desguarnecido a respeito do que vai acontecer, de quais são as possibilidades para o próximo semestre”, avaliou.

Ainda segundo o professor, o desligamento também tem o potencial de trazer impactos imediatos, incluindo para o funcionamento do operador nacional do sistema elétrico — que coordena o funcionamento das usinas hidrelétricas, termelétricas e das plantas eólicas — e à atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica na distribuição da energia pelo Brasil.

“Isso tem um impacto muito grande na inflação: o IPCA já vem crescendo também em função do aumento das tarifas elétricas. O planejamento do governo em relação à agricultura e à avaliação da qualidade das safras em função dessas questões hídricas poderia afetar, por exemplo, a balança de pagamentos e as exportações”, pontuou.

Por fim, também haveria implicação na saúde pública, segundo o professor, já que o aumento de temperatura em locais onde chove muito pode contribuir para o crescimento de doenças como dengue, zika e chikungunya. Sem os dados processados, políticas de prevenção amparadas em dados do monitoramento seriam prejudicadas.

(Com informações do Jornal da USP)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.