Sem Parar + Digital transforma cultura e alinha TI ao negócio

Premiação de Paulo Henrique Scrideli, VP Senior de TI da empresa, é fruto da união de esforços com as áreas de RH e Negócios

Author Photo
2:39 pm - 19 de abril de 2022
Paulo Henrique Scridelli (direita) recebe o troféu de Igor Ripoll, VP de vendas da Unico. Foto: IT Mídia

A necessidade de acelerar a transformação digital bateu mais fortemente à porta da empresa Sem Parar em outubro de 2020, dando início à elaboração do projeto Sem Parar + Digital, liderado por Paulo Henrique Scridelli, Vice-presidente Senior de TI da empresa.

O desafio vencido rendeu frutos. Concedeu ao executivo o título de Executivo de TI do Ano de 2022, na categoria Nova Governança.

Scridelli diz que o prêmio significa principalmente a sinalização e o reconhecimento externo de que a empresa está no caminho certo e construindo algo relevante para o negócio e clientes. “Um reconhecimento como este, com mais de 20 anos de mercado, é algo que traz uma grande satisfação a qualquer executivo.”

O vencedor faz questão de destacar que o sucesso da iniciativa é resultado de um trabalho colaborativo entre as áreas de TI, Recursos Humanos (RH) e Negócios. “Desde o princípio, tínhamos a visão de que para acelerar a transformação digital seria fundamental alinhar muito bem a estratégia de tecnologia com as prioridades de evolução do negócio. Para isso, era essencial ter a participação ativa do RH para apoiar a mudança cultural para o sucesso do projeto”, ressalta.

Leia também: Projeto social da NTT Data impacta também cultura e clientes da empresa

A condução do Sem Parar + Digital, finalizado no final de 2021, esteve apoiada em uma equipe multidisciplinar, com representantes das três frentes envolvidas, responsável por construir e priorizar ações, planejar e acompanhar resultados, contando com engajamento ativo dos principais líderes da organização.

“Meu papel como líder nessa jornada de evolução do digital e do time de tecnologia é representar o trabalho de dezenas de pessoas com diferentes habilidades e competências, que vêm construindo essa transformação a cada dia”, divide as honras o comandante da TI, acrescentando que um dos ganhos da sua função é aprender sempre.

Segundo Scridelli, um grande aprendizado veio das interações ao longo do projeto, que permitiram conhecimento mais profundo da dinâmica do negócio e a sedimentação de visão estratégica da TI, não como uma área corporativa segmentada, mas como peça cada vez mais importante e integrada dentro das principais cadeias de valor da empresa.

Em linha com o futuro do negócio

O Sem Parar + Digital reuniu ações desde avanços no uso da tecnologia, preparação das pessoas até a aplicação da cultura digital no dia a dia. Entre as evoluções estão a digitalização e a integração de jornadas importantes como Recrutamento e Seleção, Admissão e Aprendizagem, além da automação de vários processos administrativos, financeiros e de recursos humanos.

Na avaliação de Scridelli, é sobretudo um projeto de mudança cultural. “Em seu primeiro ano, conseguimos levar às nossas equipes a proposta de construção de uma nova forma de trabalho, com maior integração entre as equipes e foco em resultados tangíveis preestabelecidos e uniformes para todos os envolvidos.”

Uma TI alinhada e comprometida com os resultados do negócio, ele diz, constrói e fortalece uma estratégia de tecnologia, que permeia e viabiliza as soluções para cada iniciativa na empresa. Além da mudança cultural, a melhoria das soluções de colaboração e a digitalização de processos, alavancaram melhores condições de trabalho e melhores resultados aos colaboradores.

Perguntado sobre o que mais o inspira no seu dia a dia na liderança de TI, ele responde: “A vontade de continuar pesquisando, aprendendo e vendo resultados do bom uso da tecnologia para melhorar a vida das pessoas, sejam clientes internos, externos e sociedade”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.