Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Sem combo: consumidor quer somente banda larga para serviços básicos

CVA Solutions revela em pesquisa que contratos penas para internet banda larga em residência subiram de 21,4%, em 2015, para quase 35% em 2018

Redação
10:09 am - 25 de setembro de 2018

Os consumidores estão optando por contratos apenas para internet banda larga em suas casas. O objetivo é simples: economizar. Com a recessão econômica, eles estão optando por cortar TV por Assinatura e Telefone fixo, permanecendo apenas com internet banda larga e telefone celular.

Essa é uma das conclusões do novo estudo da CVA Solutions, realizado em julho de 2018, quando foram entrevistados mais de 7 mil consumidores de todo o País – clientes de operadoras de celular – sobre internet banda larga, TV por assinatura e telefone fixo, o chamado combo.

Só banda larga

Os contratos apenas para internet banda larga em residência subiram de 21,4%, em 2015, para quase 35% em 2018. Ao mesmo tempo, os usuários somente de Netflix aumentaram em 87% (de 8% em 2017, para 15% em 2018). Os usuários de jogos online também cresceram entre 2017 e 2018: de 43,7% para 48,7%. Na mesma tendência, outros usos da Internet Banda Larga residencial aumentaram, como comprar online, baixar músicas, e assistir filmes.

Combo 

As operadoras estão reagindo diante da crise e intensificando a venda do combo de quatro produtos (Telefone celular, internet banda larga, TV por assinatura e telefone fixo), para fidelizar os clientes e manter os concorrentes fora desses domicílios.

Dessa forma, consumidores podem negociar com uma única operadora um bom preço para o combo de quatro produtos. Esse combo de quatro produtos vem demonstrando ligeiro aumento de vendas (de 3,7% em 2016 para 5,8% em 2018), já que para algumas famílias torna-se econômico e útil.

Satisfação 

De acordo com o estudo, os consumidores estão mais satisfeitos com os serviços Telecom e dão notas melhores. Mesmo assim, o número de insatisfeitos e querendo mudar de operadora só aumenta: 75% querem mudar de Internet Banda Larga, 67% querem mudar de TV por Assinatura e 69% querem mudar de marca de Telefone Fixo, em busca de custos menores.

Internet banda larga

Segundo levantamento, a internet banda larga tornou-se essencial nas residenciais. Tanto que o número de lares que possuem contratos somente para esse serviço subiu de 29,4% para 34,9%. As pessoas usam cada vez mais a internet para serviços básicos e sofisticados, como jogos on-line ou assistir filmes por streaming (Netflix, YouTube e outros). A Internet é usada no computador, no celular ou na Smart TV e os serviços vão desde navegar, enviar e-mails, mensagens, pagamentos de contas, compras, jogos on-line, baixar músicas, assistir filmes e programas.

No atual estudo da CVA Solutions sobre a Internet Banda Larga foram ouvidas 4.165 pessoas que citaram NET, Oi, Vivo-Telefonica, Vivo Fibra, Claro, Live TIM, Sky Banda Larga, CTBC-Algar.

O número de operadoras pequenas continua crescendo: 673 pessoas citaram possuir o serviço de internet banda Larga através de operadoras como Via Rádio, Copel Telecom, Brisanet, Sercomtel e Cabo Telecom.

A velocidade média contratada vem aumentando e atualmente é de 15,3 Mbps, três vezes maior do que em 2013. Mais de 60% têm velocidade entre 5 e 50 Mbps, 10 pontos percentuais a mais do que em 2017. A média de gastos com internet está estável em relação a 2017 e menor do que em 2013, revelando custos menores.

As pessoas estão mais satisfeitas com a qualidade do serviço recebido pelas operadoras de Internet. Mas mesmo assim, se fosse fácil e descomplicado, 75% gostariam de mudar de marca, número superior a 2017, quando 66,9% queriam mudar.

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) para internet banda larga é da Claro, com nota 1,13, considerada world class. Em segundo lugar está a Live Tim, seguida por Vivo Fibra e Net.

A operadora com a maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é a Net, com 19,7%. Em segundo lugar vem a Vivo Fibra e em terceiro a Vivo/Telefonica.

Tags:
Banda Larga
combo
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados