Seguros Unimed evita 42 mil impressões com uso do DocuSign para SAP Ariba

Parte de um projeto de digitalização focado no ganho de eficiência, integração superou em 160% a meta inicial de custos evitados prevista pela seguradora

Author Photo
3:13 pm - 21 de setembro de 2018
assinatura digital assinatura digital

A Seguros Unimed apostou na solução de assinatura digital DocuSign para seu projeto de digitalização de documentos e contratos.

Batizada de Digital+, a iniciativa foi criada sob a proposta de aumentar a eficiência e facilitar a entrega de mais serviços pela companhia aos parceiros e clientes – externos e internos. Menos de cinco meses separaram a assinatura do contrato de aquisição da solução DocuSign para SAP Ariba de sua entrada em produção.

O DocuSign entrou em operação em abril de 2018 e, desde então, 14.075 documentos foram enviados ao sistema. Segundo
Márcia Regina Fernandes, superintendente da área de gestão do cliente da Seguros Unimed, a empresa evitou a impressão de 42 mil páginas, uma média de quatro páginas impressas economizadas por documento.

Regina destaca que o resultado ficou nada menos do que 160% acima da meta estabelecida pela companhia no início do projeto. “Contabilizamos os custos evitados mensalmente. “Mas o objetivo do Digital+ vai além da redução de papel. Envolve o ganho de eficiência e a eliminação de custos com estoque de documentos, por exemplo”, comenta.

Até aqui, a Seguros Unimed incluiu no DocuSign 11 processos, de sete áreas nos três ramos de atuação (Previdência, Vida e Ramos Elementares), e trabalha na digitalização dos processos das áreas de Recursos Humanos e home care, entre outras.

“Implementamos os processos em apenas 26 dias”, revela a superintendente, destacando que um dos pontos altos do projeto foi a revisitação de processos adotados há anos na companhia. “Eram processos antigos, baseados em papel e que envolviam até 25 etapas”, recorda. Ao redesenhar e digitaliza-los, a Seguros Unimed diminuiu o número de etapas para quatro, no máximo. Como resultado, a empresa atingiu 70% de redução nos níveis de acordo de serviços, ou tempo total de formalização de contratos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.