Segunda região do Google Cloud na América do Sul já está em operação

Localizada em Santiago, no Chile, região é junta-se à de São Paulo, totalizando duas regiões de nuvem na América do Sul

Author Photo
6:01 am - 01 de dezembro de 2021
Santiago Chile

O Google Cloud anunciou nesta quarta-feira (01) o início das operações de uma nova região de nuvem em Santiago, no Chile. A instalação chilena é a segunda da empresa na América do Sul. A primeira, em São Paulo, foi inaugurada em 2017.

Regiões de nuvem são a infraestrutura dedicada a serviços de nuvem, como armazenamento ou plataformas. A nova região de Google Cloud na América Latina tem três zonas, as quais representam conjuntos de recursos computacionais, e oferecerá serviços como Compute Engine, Google Kubernetes Engine, Cloud SQL, Cloud Storage, Cloud Spanner, Cloud Bigtable e BigQuery.

Segundo a companhia, a operação da região de Santiago dará acesso às organizações brasileiras a uma segunda opção na América Latina para rodar suas cargas de trabalho em baixa latência, assim como uma maior disponibilidade em infraestrutura de TI contra disaster recovery.

A partir do uso da Global Load Balancer, ferramenta de balanceamento de carga escalável e de alto desempenho no Google Cloud Platform, empresas brasileiras poderão distribuir cargas de trabalho entre Brasil e Chile, identificando a localização do usuário e enviando uma requisição para a região mais próxima. Na prática, isso permite a obtenção de uma melhor resposta na aplicação.

“A América Latina é uma região essencial para o Google Cloud e, por isso, nosso foco é impulsionar a inovação e ajudar os clientes a se transformarem digitalmente, usando o melhor do Google Cloud”, explica Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina. “A entrada em operação da Cloud Region de Santiago, juntando-se à de São Paulo, garantirá que as empresas da região aproveitem a nossa rede sob demanda de forma mais rápida e fácil.”

Em junho deste ano, a empresa anunciou a construção do cabo submarino Firmina, que vai da costa leste dos Estados Unidos para Las Toninas, na Argentina, com estações de pouso em Praia Grande (Brasil) e Punta del Este (Uruguai). Previsto para entrar em operação em 2023, o Firmina será o maior cabo submarino do mundo capaz de funcionar com apenas uma fonte de energia em suas pontas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.