Seguindo tendência da aviação, setor de Saúde inova com check-in on-line

Author Photo
11:32 am - 03 de novembro de 2017
hospital hospital

Em aeroportos, quem nunca ouviu a pergunta: “já fez o seu check-in on-line”? Apesar de ter demorado a entrar no gosto do público, a prática é hoje mais do que uma realidade e faz parte da rotina de muitas pessoas, sobretudo, das que viajam com frequência. Afinal, é ou não vantajoso evitar filas e economizar tempo antes do voo? Foi pensando nessa praticidade que o Núcleo de Inovação da MV criou o Check-in da Saúde.

Voltado para quem busca atendimento em hospitais, trata-se de um app que também tem o objetivo de agilizar processos, mas relacionados a cadastro de pacientes. Funciona da seguinte forma: após fazer o download gratuito e cadastrar os dados pessoais, o usuário que procura um serviço hospitalar de urgência tem acesso a uma lista de instituições de Saúde próximas à sua localização; como o app informa o tempo de espera para atendimento em cada local, o usuário escolhe a unidade desejada; em seguida, informa a queixa principal e clica na carteira de plano de Saúde já cadastrada; depois de receber em poucos segundos a autorização do plano, finaliza o check-in online.

Como o usuário recebe um QR Code, ao chegar na unidade de Saúde deve se dirigir a um totem eletrônico na recepção para que seja realizada a leitura do código, a identificação do paciente e a liberação da senha para atendimento. Informando apenas o número do CPF no totem eletrônico, o processo também é realizado.

De acordo com o diretor do Núcleo de Inovação da MV, Emerson Zarour, por evitar que pacientes percam tempo com preenchimento, confirmação ou repetição de dados cadastrais – como nome, endereço, plano de Saúde e número de documentos –, o app reduz em 80% a espera do paciente para atendimento, permitindo que esse tempo seja aproveitado no contato com o médico.

Outras funcionalidades

Disponível para Android e iOS, o Check-in da Saúde ainda possibilita o agendamento de consultas e exames, podendo ser usado para a busca de serviços em clínicas e laboratórios.

Já tendo no app os dados cadastrados e atualizados, o usuário escolhe a especialidade médica desejada, clica na carteira do plano que aparece automaticamente e tem acesso a uma lista de médicos conveniados e seus horários vagos. Depois de escolher uma opção, recebe o cartão de consulta, a confirmação por e-mail e, um dia antes, o SMS para lembrete.

Para o agendamento de exames, o processo é semelhante. A diferença é que, além de lista de unidades, exames e horários disponíveis, o app disponibiliza informações necessárias para a realização de determinados procedimentos.

É importante destacar que tudo isso também pode ser feito para um dependente, garantindo atendimento mais rápido, humanizado e qualificado. “Além de facilitar a localização de uma unidade e o cadastro do paciente, o Check-in da Saúde fornece mais empoderamento ao cidadão que passa a ter atuação no processo de autorização eletrônica junto às operadoras e, principalmente, possibilidade de armazenamento de informações de atendimento, procedimentos e exames realizados, laudos e resumo de alta”, comenta Zarour.

Versão White Label

O Check-in da Saúde também está disponível em versão White Label. Nesse caso, a tecnologia da MV é cedida a instituições de Saúde que tem a flexibilidade de aplicá-la ao seu modelo de negócio com o objetivo de agilizar os serviços prestados e melhorar a experiência do paciente na instituição.

O Hospital Leforte, localizado em São Paulo, já utiliza a novidade no pronto-socorro. De acordo com Tiago Damasceno, CIO do hospital, “após alguns estudos sobre como melhorar a experiência do paciente, com foco na otimização de tempo, percebemos a necessidade de proporcionar soluções customizadas e conectadas nos âmbitos clínico e operacional, agilizando cada vez mais a implementação de processos digitais”.

A iniciativa faz parte do projeto de modernização do plano tecnológico do Hospital Leforte e está permitindo que pacientes evitem o desperdício de tempo com o preenchimento de dados repetidas vezes. “Sempre que for ao hospital, basta fazer o check-in previamente”, comenta Damasceno.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.