Notícias

Programa de capacitação do Sebrae vai receber investimento do MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai investir R$ 160 milhões no programa Catalisa ICT a partir de 2024 com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) 

O anúncio foi feito pela ministra Luciana Santos, nesta terça-feira (12), em cerimônia de lançamento de edital para a última etapa do programa. O Catalisa ICT é promovido pelo Sebrae em parceria com o MCTI e entidades do ecossistema nacional de inovação. 

“O grande desafio brasileiro é colocar a nossa produção científica, que é muito forte, para gerar soluções diretas para a população, aquecer o setor produtivo e gerar emprego e renda”, afirmou a ministra, destacando a importância do Catalisa ICT para promover a conexão entre conhecimento científico e negócios inovadores.  

Leia mais: MCTI lança plataforma para empresas enviarem relatórios voluntários de emissões de CO2 

Luciana reforçou que a ampliação de investimentos no programa, a partir do próximo ano, promete apoiar cerca de 4 mil pesquisas com potencial de inovação e envolver 10 mil pesquisadores. O resultado esperado é a criação de 600 novas empresas de base tecnológica em todo o país. 

A ministra apontou que diversas iniciativas do MCTI buscam identificar pesquisas científicas com potencial de inovação, capacitar pesquisadores em empreendedorismo e fomentar planos de inovação focados nas áreas prioritárias do programa Mais Inovação Brasil. 

O edital lançado nesta terça-feira (12) é a última etapa da jornada Catalisa ICT e vai selecionar 140 startups com projetos de inovação de todo o país. Por nove meses, até dois sócios dessas empresas receberão uma bolsa no valor de R$ 6,5 mil por mês, além de capacitação, mentorias e participação em eventos de conexões. As propostas devem ser submetidas até 31 de janeiro de 2024. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

43 minutos ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

1 hora ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

3 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

4 horas ago

Copa do Mundo 2026 vira laboratório global para IA, dados e infraestrutura digital

Desde o início do ano, a redação acompanha como a Copa do Mundo 2026 extrapola…

4 horas ago

NiCE cria hub de pesquisa para acelerar adoção de IA agêntica nas empresas

A NiCE anunciou a criação do NiCE Labs, um laboratório voltado ao desenvolvimento e à…

4 horas ago