Satélite geoestacionário vai expandir banda larga, diz ministro

Author Photo
1:03 pm - 09 de fevereiro de 2017

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) vai dar mais eficiência ao sistema de segurança nacional e expandir a banda larga. A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que visitou o Centro de Operações Espaciais da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília.

Previsto para ser lançado em 21 de março, por volta das 19h, do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, o satélite deve contribuir para a realização de políticas públicas, em especial dos serviços prestados pela Telebras.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Rossato, afirma que o SGDC trará benefícios em três eixos: no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), operado pela Telebras, nos sistemas de telecomunicações militares e na absorção de tecnologia para o setor aeroespacial. O equipamento deve melhorar também a fiscalização dos 17 mil quilômetros de fronteira do Brasil com 10 países sul-americanos.

Já o presidente da Telebras, Antonio Loss, destacou que “muitas mãos” têm feito o trabalho em torno do SGDC. “As experiências que estamos adquirindo com esse satélite com certeza vão perenizar todo esse conjunto de profissionais envolvidos e facilitar muito a segunda edição do programa. Estamos prestes a lançar, comercializar e dar um passo para iluminar o Brasil como só o nosso hino nacional prevê”, afirmou, em referência ao trecho ‘E o sol da liberdade em raios fúlgidos / Brilhou no céu da Pátria nesse instante’ do hino brasileiro. “Vamos ter essa liberdade – a liberdade de ter internet em todos os cantos do país”, acrescentou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.