SAP Labs mostra como Internet das Coisas pode ser usada para beneficiar diversos setores

Author Photo
11:20 am - 18 de março de 2015
No ano passado, os funcionários do SAP Labs, centro de pesquisa e desenvolvimento da SAP em São Leopoldo (RS), foram desafiados a criar soluções para Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para acelerar iniciativas neste mercado. A competição resultou em soluções inovadoras que foram apresentadas no SAP Forum 2015, realizado de 17 a 18 de março em São Paulo. Conheça abaixo as criações:

Roupa inteligente para bebês
Estatísticas mostram que, hoje, um sexto dos pacientes morre por problemas no diagnóstico da doença. Diante desse cenário, a equipe de desenvolvimento do SAP Labs criou o Health and Life Platform ou Plataforma de Saúde e Vida (HALP), que aplica sensores na rouba de bebês para monitorar sinais vitais, contribuindo para o acompanhamento de febres e outras enfermidades. 

A solução verifica se o bebê está em uma posição indevida, uma das causas mais comuns de morte no período neonatal, e envia alertas para os pais. De acordo com a SAP, os dados monitorados podem ser visualizados por meio de aplicativos em dispositivos móveis e disponibilizados para médicos para ajudar na criação de um histórico do paciente, além de contribuir para análises preditivas.

Monitoramento de plantações
A solução Agrointelligence foi criada com o objetivo de administrar melhor plantações para identificar áreas com problemas, contribuindo para o aumento da produção. O equipamento coleta, por meio de diferentes sensores, informações como temperatura, luminosidade e altura da planta, e utiliza uma imagem especial para inferir um valor do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN). Esse número contribuiu para estimar volume, qualidade e desenvolvimento de vegetação. 

Todos esses dados são enviados para uma aplicação baseada em plataforma SAP Hana e analisados em tempo real, ajudando na tomada de decisão para gerenciar a plantação.

No modelo apresentado no SAP Forum, uma câmera GoPro acoplada ao drone gravava as imagens, que são enviadas para um dispositivo móvel. Fotos são apresentadas em três etapas: área completa, áreas afetas e dados individuais da plantação. 

Casa inteligente
O SmartBuilding foi criado para promover gestão inteligente de edifícios e casas. Sensores controlam, por exemplo, energia, temperatura, uso do ar-condicionado e onde há vagas no estacionamento. As informações são enviadas para um aplicativo para melhor administração do ambiente.
 
Smart machine interativa
Você certamente já comprou produtos em vending machines dispostas em empresas e locais públicos. Geralmente, a máquina aceita somente determinadas notas ou moedas e as companhias que fazem o reabastecimento dos produtos quase nunca sabem quais itens devem ser repostos. 

A proposta do SAP Labs é inovar o modelo. A Smart Veding Machine quer criar uma experiência diferenciada para o usuário e ajudar organizações a melhorar o gerenciamento dessas máquinas. A máquina, touch screen, funciona por meio de um QR Code no smartphone. Ao acioná-la, o usuário é reconhecido e opções de compra são sugeridas.

A máquina registra o histórico de compras do usuário e permite enviar presente para amigos, que poderão retirar o produto a qualquer momento em uma das vending machines. Além da facilidade para o usuário, a máquina ajuda empresas a gerenciar melhor os produtos, que poderão contar com dados em tempo real de consumo. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.