SAP Brasil cresce vendas em dois dígitos e expande SAP S/4HANA em 2020

Negócios foram impulsionados por respostas às mudanças impostas pela pandemia da Covid-19

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1:14 pm - 29 de janeiro de 2021

Impulsionada por projetos de adoção de novas soluções de nuvem e pela aquisição de licenças, a SAP Brasil registrou um ano de crescimento de dois dígitos em vendas em 2020, revelou a empresa nesta sexta-feira (29).

O ano da empresa foi alavancado pela aceleração de algumas áreas de negócio como parte das respostas às mudanças impostas pela pandemia da Covid-19, o que ampliou as vendas da SAP no país.

O S/4HANA registrou crescimento de dois dígitos ao longo do ano e no último trimestre em sua versão sob licença, em linha com os processos de migração de empresas para o ERP inteligente da SAP. Um dos cases do ano foi a Duratex, que continuou evoluindo sua estratégia de transformação digital, incluindo uma migração para o S/4HANA Cloud.

O Grupo SBF, dono da marca Centauro e maior varejista do ecossistema de esportes do Brasil, também escolheu a SAP como parceiro digital neste ano. A companhia adotou o sistema de gestão SAP S/4HANA e SAP Integrated Business Planning para fortalecer sua estrutura de negócios a partir de uma plataforma in-memory robusta e escalável.

Outro ponto, também acelerado pelas compras online, foi o aprimoramento nas cadeias de fornecimento e de logística, para dar a agilidade necessária às operações de comércio eletrônico e atender a expansão para novos mercados. As soluções SAP Digital Supply Chain, de gestão da cadeia de suprimentos, cresceram três dígitos.

A divisão SAP Ariba, de gestão de compras e relacionamento com fornecedores, também verificou crescimento de três dígitos na nuvem ao longo de 2020.

“O ano de 2020 foi desafiador em muitos aspectos e a revisão de planos e metas foi uma constante em todos os segmentos da indústria. O time da SAP Brasil respondeu a esses desafios com muita resiliência e apoio consultivo para entender as necessidades dos nossos clientes e contribuir com seus processos de negócios”, afirmou Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil.

“Como aprendizado, ficou a certeza de que os investimentos em ciência, inovação e tecnologia ganham ainda mais relevância, pois, quanto mais desafiador o cenário, mais necessária será a presença de empresas inteligentes e capazes de reagir na medida certa e seguir crescendo e contribuindo com o desenvolvimento do País”, completou.

No último trimestre, as empresas seguiram seus processos de digitalização com destaque para as soluções de Digital Supply Chain, SAP CX (de experiência do consumidor) e SAP Qualtrics – tanto para a gestão da experiência do cliente como de funcionários.

A Telefônica, multinacional espanhola que opera no Brasil com a marca Vivo, foi uma das que fechou negócios na divisão, expandindo seu portfólio SAP Customer Experience para comercializar produtos online para seus clientes corporativos, suportando uma base robusta de soluções apoiada em um sistema de gerenciamento de pedidos eficiente.

Outro destaque do trimestre foi a Light, concessionária do setor elétrico com de 4 milhões de clientes. A empresa adotou o SAP Document Compliance para digitalizar seus processos de faturamento e atender às rígidas exigências do Governo brasileiro.

Além dos resultados no Brasil, a empresa destacou um ano de forte crescimento na nuvem na América Latina, fechando 2020 com 22 trimestres consecutivos de crescimento de dois dígitos em seus negócios em nuvem.

“Se há algo que aprendemos em 2020 é o quanto as empresas latino-americanas são resilientes. Ao nos adaptarmos com rapidez às mudanças que nos foram impostas, pudemos emergir mais fortes e ser mais eficientes para enfrentar os desafios que surgiram”, pontuou Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe.

Leia também: SAP promove Cristina Palmaka a presidente para América Latina e Caribe

“É muito gratificante sentir que cumprimos nossa missão apoiando as empresas em sua continuidade operacional. Nosso compromisso com os 50.600 clientes SAP da região é continuar apoiando-os em sua transformação e acompanhando-os para alcançar o próximo nível de excelência e de competitividade”, conclui.

Ainda segundo a empresa, o desempenho de seus negócios globais melhoraram “sequencialmente” no quarto trimestre, mesmo com a reintrodução de bloqueios em muitas regiões por conta da crise da Covid-19. A alta demanda por soluções de comércio eletrônico, Business Technology Platform e Qualtrics, e resultados positivos da linha SuccessFactors, produziram um forte final de ano para os negócios.

A SAP também destacou a aceitação inicial de sua nova oferta de transformação holística de negócios “RISE with SAP” entre os clientes-piloto, que contribuiu para o desempenho do quarto trimestre. América do Norte e na Europa obtiveram um desempenho melhor do que o esperado na entrada de pedidos na nuvem, bem como na receita de licenças de software, refletindo a forte demanda por soluções digitais, para gestão da cadeia de suprimentos em particular. Além disso, a SAP obteve ganhos competitivos significativos em ERP.

“As empresas líderes mundiais estão recorrendo à SAP para se tornarem empresas inteligentes. Estamos reinventando a forma como os negócios funcionam, acelerando a transformação de nossos clientes na nuvem. Nosso forte final de ano e o lançamento de RISE with SAP, nossa nova oferta de transformação holística de negócios, nos posicionam bem para atender às nossas novas metas de perspectiva”, afirmou Christian Klein, CEO da SAP.

Em 2020 a carteira de pedidos de nuvem aumentou 7% ano a ano, alcançando € 7,15 bilhões (alta de 14% em moedas constantes) em meio a efeitos contínuos da Covid-19. A receita da nuvem cresceu 17% ano a ano para € 8,08 bilhões (IFRS), alta de 15% para € 8,09 bilhões (não-IFRS) e de 18% para € 8,24 bilhões (não-IFRS em moeda constante), excedendo o total revisado perspectiva para o ano (€ 8,0 a € 8,2 bilhões não IFRS em moedas constantes).

A receita de licenças de software caiu 20% ano após ano para € 3,64 bilhões (IFRS e não IFRS) e 17% (não IFRS em moedas constantes). A receita de nuvem e software aumentou 1% ano a ano para € 23,23 bilhões (IFRS e não IFRS) e 3% para € 23,72 bilhões (não IFRS em moedas constantes), excedendo a perspectiva revisada do ano inteiro (€ 23,1 – 23,6 bilhão).

A receita total caiu 1% ano a ano, para € 27,34 bilhões (IFRS e não IFRS) e aumentou 1% para € 27,90 bilhões (não IFRS em moedas constantes), também excedendo a perspectiva revisada para o ano inteiro (€ 27,2 – 27,8 bilhões).

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