São Paulo terá parque tecnológico estadual

Author Photo
3:06 pm - 03 de julho de 2014
São Paulo terá parque tecnológico estadual
Na última quarta-feira (2), o Governo do Estado de São Paulo, o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e outras autoridades do setor privado e acadêmico assinaram um protocolo de intenções para instalação do Parque Tecnológico do Estado de São Paulo no bairro Jaguaré, na capital paulista. O espaço abrigará uma de uma aceleradora de negócios de novas companhias a serem ali instaladas.

O parque possui 40 mil metros quadrados e deve estar em funcionamento em setembro. Enquanto isso, as entidades a ele relacionadas desenvolvem estudos de viabilidade econômica e conjuntura de contexto para escolha das companhias incubadas e definição de orçamentos. “Daqui a três ou quatro meses, teremos um plano de negócio sobre como utilizar este espaço”, esclarece Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, responsável pela gestão do Parque.

Estarão envolvidos no dia a dia das atividades a agência de fomento estadual DesenvolveSP, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Risola afirma que a principal diferença entre a incubadora do Parque Tecnológico e as iniciativas privadas estão no ramo de atuação das startups – é possível afirmar que as áreas de atuação delas serão de interesse de desenvolvimento do poder público estadual.

Além de desenvolver orientação para escalar os negócios e torna-los viáveis para o mercado, o papel da incubadora também será aproximar as companhias de fundos de investimento a fim de captar mais recursos. “Estamos também estudando a possibilidade da instalação de centros de pesquisa e desenvolvimento, os chamados P&D, de grandes empresas privadas”, pondera. 

Nenhuma das partes, contudo, deu detalhes de qual a verba disponível para o projeto, nem a fonte dos recursos financeiros.
Tags:
sp

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.