Santos Brasil desenvolve aplicativo para acompanhamento de cargas

Author Photo
3:22 pm - 31 de julho de 2015
Santos Brasil desenvolve aplicativo para acompanhamento de cargas
A prestadora de serviços portuários e logísticos completos Santos Brasil lançou em abril um aplicativo, disponível para tablets e smartphones, que permite efetuar a solicitação de serviços, consultas e acompanhamento de movimentação de cargas. Até o momento, número de downloads do app já somou 400, sendo 278 deles para a plataforma Android.

Batizado de Brasil Santos App, o aplicativo está disponível gratuitamente para clientes do Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, além dos dois Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs), com operações localizadas em Santos e Guarujá. 

O Santos Brasil App nasceu do desejo da empresa de promover maior agilidade e interação com seus diferentes perfis de clientes. Ricardo Abbruzzini Filho, diretor de Tecnologia da Informação da Santos Brasil, explica que a ideia era contar com um canal de relacionamento onde fosse possível mostrar para importadores/exportadores, armadores, despachantes, transportadoras, entre outros, a exata localização de seus contêineres. 

Além da localização, é possível ainda realizar consultas sobre os contêineres armazenados, como peso e datas de embarque e desembarque. Clientes armadores podem fazer a consulta dos Bookings e acompanhar a lista de atracação de navios no Tecon Santos, que também está acessível a todos os públicos de relacionamento da empresa logo na página inicial do aplicativo. 

Para desenvolver o app, a Santos Brasil contou com a ajuda da consultoria de TI 3CON, que escolheu a ferramenta da Kony como base por a tecnologia ser multiplataforma.

Próximos passos
No próximo ano, Abbruzzini Filho diz que a previsão é migrar para o aplicativo 10% das operações sistêmicas hoje feitas pelos clientes da Santos Brasil. Nos próximos dois a três anos, o objetivo da companhia é crescer 20% esse indicador. 

O executivo antecipa que, em breve, novas funções serão agregadas ao aplicativo. “Já estamos trabalhando na próxima versão, que incluirá outras unidades da Santos Brasil”, conclui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.