Notícias

Santander investe R$ 1 bilhão em data center Tier 4 no Brasil

Com investimentos de R$ 1,1 bilhão, o banco Santander inaugurou nesta segunda-feira (23), no Brasil, o seu mais moderno data center. Construído na cidade de Campinas (SP), o empreendimento é o primeiro da América Latina a receber a certificação Tier 4 do Uptime Institute e passa a integrar a rede global de TI da instituição espanhola, que atualmente é suportada por quatro centros de processamento de dados: dois na Espanha, um no México e outro no Reino Unido. 

A obra foi inaugurada pelo presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, na presença do governador de São Paulo Geraldo Alckmin, do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e outras autoridades. 

É desse local que o Santander vai processar todas as transações financeiras dos 30 milhões de clientes da no País. Os outros dois data centers que suportavam sua operação, localizados na cidade de São Paulo, sendo um na avenida Paulista e outro no bairro de Santo Amaro, estão sendo desativados.

“O novo data center é base para suportar o nosso crescimento no Brasil”, afirmou Zabalza para justificar o aporte no projeto, que levou três anos para ser concluído. Segundo ele, o investimento reforça a importância da matriz no País e a obsessão da instituição espanhola por aumentar presença aqui, com entrada em três novos segmentos.

O executivo reconheceu que não fácil disputar com bancos brasileiros como Bradesco e Itaú. “O Brasil é um mercado muito competitivo e precisamos ter tecnologia de ponta para enfrentar nossos concorrentes”, disse ele, argumentando que agora o Santander tem um projeto inovador para sustentar seu novo ciclo de expansão no território nacional e ganhar mais agilidade na adoção de tecnologias digitais que estão surgindo.

O projeto

Instalado em um terreno de 800 metros quadrados, no Ciatec II (Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas), com 85 mil metros quadrados de área construída, o novo empreendimento é um amplo complexo de tecnologia. O local abriga dois data centers, localizados a uma distância de 500 metros, com espelhamento em tempo real. Em caso de incidente, o site backup entra no ar imediatamente.

A área conta ainda com um centro de comando com capacidade para monitorar agências do banco de qualquer lugar, onde está presente. Está projetado ainda a construção de um terceiro data center.    

Interligado por uma rede de fibra óptica de 128 mil metros e alimentado por uma subestação com potência de 50 mil kW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes, o novo centro de dados é considerado um dos mais modernos. 

O projeto é baseado no modelo europeu Banker, cujas obras são semi aterradas para evitar ataques externos de aviões, bombas etc. Sua capacidade de armazenamento é superior a 5 petabytes em storage virtualizado e seu mainframe está preparado para realizar cerca de 210 milhões de transações por dia. De acordo com o CIO, Fernando Diaz, essa infraestrutura se apoia também no modelo de nuvem privada para dar maior agilidade e reduzir custos. 

Com suas características, o data center recebeu o selo Tier 4, conquistado atualmente por apenas 12 data centros de dados ao redor do mundo, destaca José Paiva, vice-presidente sênior de meios do Santanter Brasil. Segundo ele, as instalações oferece redundância, segurança, eficiência energética e alta disponibilidade com processamento de 99,995%, o que significa parada máxima de 24 minutos no ano.

Toda essa sofisticação, conforme Paiva, poderá futuramente tornar o data center de Campinas em um centro de comando do Santander para toda América Latina. O site nasce dotado de recursos para monitorar todas as agências do grupo na região.  

A cidade de Campinas foi escolhida para abrigar o novo centro de dados por uma série de fatores, como proximidade da sede do Santander, em São Paulo; disponibilidade de energia e telecom e por ser o terceiro polo de pesquisa do País, responsável por 15% das patentes nacionais. A especialização de mão de obra também pesou na decisão.  

*A jornalista viajou para Campinas a convite do Santander

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

17 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

17 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

18 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

20 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

21 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

21 horas ago