Santander InnoVentures faz investimento inédito no Brasil na plataforma de empréstimos Creditas

País é um mercado central para o grupo, de acordo com executivo

Author Photo
1:31 pm - 17 de abril de 2018
santander Foto: Shutterstock

O Santander InnoVentures, fundo de capital de risco financeiro do Grupo Santander, está investindo na startup Creditas, a principal plataforma brasileira de empréstimos com garantia. Este é o primeiro aporte do fundo no Brasil e o segundo na América Latina.

A Creditas anunciou ainda um aumento na rodada de financiamento da Série-C para US$ 55 milhões com a entrada do Santander InnoVentures e Amadeus Capital Partners. A rodada foi liderada pela Vostok Emerging Finance (VEF), fundo de investimento cotizado na Bolsa da Suécia para fintechs de mercados emergentes. Também participaram os atuais investidores da Creditas: Kaszek Ventures, Quona Capital, QED Investors, International Finance Corporation (do Banco Mundial) e Naspers Fintech.

Manuel Silva, sócio e diretor de Investimento do Santander InnoVentures afirma que o Brasil é um mercado central e está animado em fazer o primeiro investimento em um ecossistema tão próspero.

“Acreditamos fortemente na inovação das fintechs brasileiras e vemos Sergio Furio, fundador e CEO da Creditas, como um grande exemplo da nova geração de empreendedores no Brasil que estão redefinindo os serviços financeiros”, disse Silva.

A Creditas cresceu sete vezes nos últimos 12 meses e planeja usar os novos recursos para apoiar seu plano de expansão, com investimentos significativos em tecnologia e crescimento na base de clientes. Com uma equipe de 365 pessoas, a Creditas quer desenvolver novos produtos e explorar outros mercados nos próximos meses no país.

Crédito digital com garantias

“Estamos orgulhosos por ser o primeiro investimento do Santander InnoVentures no Brasil, um marco que reconhece a mudança no comportamento do consumidor e a necessidade de ter plataformas totalmente digitais para entregar os mais complexos produtos de crédito com garantia. Estamos apenas no começo e queremos ser 30 vezes maiores em três anos”, afirmou Furio.

A Creditas é uma plataforma de crédito digital, com a missão de oferecer empréstimos com garantia a preços mais acessíveis. Os brasileiros estão pagando altas taxas de juros em empréstimos sem garantia. E, aproximadamente, 70% das casas e carros estão quitados.

A Creditas, fundada em 2012, quer alavancar esses ativos, que hoje representam US$ 3 trilhões no país, para oferecer empréstimos com garantia de imóveis e automóveis a taxas mais razoáveis, como é a norma em mercados como os Estados Unidos e a Europa.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.