Salário do gerente de projeto: 5 dicas para ganhar mais

Como gerente de projetos, você precisa saber o que vale – e garantir que os outros também saibam

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11:10 am - 23 de fevereiro de 2022

Os gerentes de projeto são os funcionários da linha de frente da força de trabalho moderna de colarinho branco: Eles organizam os projetos e os conduzem até a conclusão, garantindo que não demorem muito ou ultrapassem o orçamento. Se você está nessa posição crucial, pode sentir com razão que é hora de ter seu papel reconhecido na forma de remuneração aprimorada, seja do seu empregador atual ou talvez de algum lugar novo.

Como saber quanto valem seus serviços e habilidades de gerente de projeto? Os salários dos gerentes de projeto variam muito de acordo com o setor e a geografia, é claro. No início de 2022, a Glassdoor fixava o salário base médio nos Estados Unidos em cerca de US$ 89.000; O Indeed.com apresenta um valor semelhante, embora o divida em um salário base de cerca de US$ 74.000 e um bônus de cerca de US$ 13.500. A Northeastern University observa que aumentos salariais substanciais, da ordem de US$ 10.000 ou mais, podem vir das certificações certas ou de um MBA.

Essas são as médias, no entanto. Qual é a melhor maneira de aumentar seu salário? Conversamos com vários especialistas e coaches de carreira, junto com pessoas que trabalharam como gerentes de projeto ou os supervisionaram, para descobrir como você pode impulsionar sua carreira e aumentar seu salário. Existem vários caminhos para um dia de pagamento maior, mas a maioria deles envolve garantir que o trabalho que você faz e o valor que você traz sejam visíveis e confiáveis.

1. Pergunte (de forma inteligente)

Primeiro: Na maioria das vezes, você não vai receber um grande aumento. “Para conseguir mais dinheiro, você precisa pedir”, diz Tracy Podell, Sócia e Coach Executiva da Evolution, uma empresa de coaching profissional e desenvolvimento de liderança. “Você não pode presumir que as pessoas verão o ótimo trabalho que você está fazendo e então automaticamente lhe darão um aumento”.

Isso não significa que você deva exigir um aumento no calor do momento, é claro: pedir um aumento envolve planejamento estratégico, assim como qualquer projeto que você gerenciaria. A primeira coisa que você precisa é de dados. “Pesquise a faixa salarial típica para sua função, em seu setor e em sua localização”, diz Podell. “Isso lhe dá uma boa média para o seu valor de mercado atual”.

Talvez a maior questão seja se você buscará um aumento salarial em seu empregador atual ou decidirá procurar em outro lugar. A escolha dependerá da sua situação e de quais oportunidades internas estão disponíveis. “Mesmo um movimento lateral no organograma pode trazer um aumento salarial, especialmente se a empresa estiver avaliando candidatos internos e externos”, diz David Ciccarelli, empresário de tecnologia e CEO da Voices.

Por outro lado, como explica Debra Wheatman, Presidente da Careers Done Write, “dependendo de quanto tempo alguém está em uma função, eles podem achar que o mercado os superou na medida em que não estão mais em uma faixa competitiva de salário. Nesse caso, mudar para uma nova empresa é uma maneira de obter um aumento significativo nos salários”.

Mesmo que um aumento permanente no salário não esteja na mesa da sua empresa, Ciccarelli sugere negociar um bônus único. “Se você está confiante em suas habilidades, proponha um bônus de pagamento por desempenho, uma quantia monetária que é paga após a conclusão de um projeto”, diz ele. “Para realmente demonstrar sua capacidade de concluir um projeto no prazo, considere um bônus decrescente para cada semana ou mês que ultrapassar o prazo”.

2. Documente seu valor

Ainda assim, a maioria das pessoas que procuram uma remuneração melhor quer isso de forma contínua. Fazer esse caso requer estabelecer as bases. “Ao longo do ano, você deve revisar marcos e realizações positivas com seu supervisor”, diz Wheatman, da Careers Done Write. “Isso garantirá que você compartilhe as conquistas mais relevantes e valiosas e ajudará a definir o tom para o próximo período de avaliação anual. Você não deve esperar até o período de avaliação anual para compartilhar essas informações ou pedir um aumento. A tabela deve ser posta antes disso em termos de realizações e uma discussão sobre salário e expectativas. Uma vez que o período de avaliação ocorre, o pool salarial já foi aprovado, e é por isso que conversar com antecedência é tão importante”.

Para acompanhar como você vai se vender – para seu chefe atual ou para um possível novo – você precisa documentar seus sucessos. “Meu conselho é manter uma ‘pasta de gabação’ ao longo do caminho”, diz Mandy Bennett, Diretora de Desenvolvimento Criativo da Scorpion. “No momento em que seu desempenho é avaliado, seu ‘caso de negócios’ para o aumento salarial já foi construído”.

Sara Hutchison, redatora de currículos executivos com experiência em trabalhar com profissionais de TI, oferece alguns conselhos sobre que tipo de coisas você deve se gabar. “Quando puder, rastreie detalhadamente os tempos em que você evitou que um projeto ultrapassasse o custo ou o cronograma”, diz ela, “ou sempre que você adicionou clareza ao projeto que impediu que uma equipe se movesse na direção errada. Quando sua experiência única ou capacidade de manter tudo funcionando sem problemas é a razão pela qual algo correu bem ou superou as expectativas, documente isso”.

E Elizabeth Harrin, Diretora do RebelsGuideToPM, um site de educação e orientação para gerentes de projeto, diz que, ao acompanhar suas vitórias, você não quer que as pessoas acreditem apenas em sua palavra. “Comece a coletar todos os comentários legais dos clientes – internos e externos”, diz ela. “Peça depoimentos. Receba recomendações em seu perfil do LinkedIn. Não há problema em pedir feedback por escrito e depois arquivá-lo para compartilhar com seu chefe como evidência de que você está entregando projetos bem-sucedidos”.

3. Aprimore-se

No processo de documentar seu próprio desempenho, você pode decidir que seu caso para um aumento ainda não está pronto. Especialistas com quem conversamos sugeriram medidas concretas que você pode tomar para aumentar seu perfil e ajudar a defender um aumento interno ou um novo emprego com um salário mais alto.

Um golpe contra os gerentes de projeto é que eles podem ser “generalistas” que não conhecem os mínimos detalhes de como as pessoas que eles gerenciam fazem seu trabalho. Essa lacuna de conhecimento pode ser particularmente problemática em TI. “Quando você gerencia desenvolvedores de projetos, é difícil gerenciar sem ter o conhecimento por conta própria”, diz Lovisa Stenbäcken Stjernlöf, Líder de Identidade e Governança da Advania Sweden. “Uma maneira de impulsionar sua carreira pode ser aprender codificação básica junto com quaisquer ferramentas que os desenvolvedores estejam usando em sua empresa. Em geral, é difícil gerenciar algo quando você não sabe o que é. Como você vai saber quanto tempo uma coisa leva? Você vai depender de pedir seus recursos, mas isso não é sustentável”.

Se você deseja melhorar suas habilidades, Stenbäcken Stjernlöf sugere usar seu conhecimento estratégico de seu campo para planejar. “Aprenda uma área de TI com alta demanda ou mais difícil”, sugere ela. “Por exemplo, com a Salesforce, é difícil até encontrar pessoas para contratarmos, e as que estão por aí são muito bem pagas. O Salesforce também é bom porque eles têm uma ótima plataforma de aprendizado gratuita para qualquer um usar. Então, como hobby, você pode aprender o Salesforce e conseguir um emprego muito mais bem remunerado”.

Tim Bailey, Vice-Presidente de Consultoria Global da Deltek, destaca que existem habilidades técnicas específicas que podem impulsionar sua posição. “Torne-se um especialista em software PM líder, incluindo MS Project ou Deltek Cobra”, sugere ele, “e ganhe experiência em gerenciamento de projetos, programas e portfólios. O desenvolvimento do conhecimento do setor e/ou do produto também é importante, pois há uma alta demanda por gerentes de projetos que conhecem ferramentas específicas de ERP ou de automação de serviços profissionais (PSA). Os gerentes de projetos mais valiosos possuem conhecimento suficiente sobre o software e podem ser extremamente valiosos nos ciclos de implementação”.

Dito isto, um trabalho de gerente de projetos é muito orientado para as pessoas; se você não tem habilidades com pessoas, precisa desenvolvê-las rapidamente. “Planilhas, tarefas e calendários sempre serão partes integrantes do gerenciamento de projetos”, diz Dave Garrett, Diretor de Estratégia e Crescimento do Project Management Institute (PMI). “Mas os gerentes de projeto devem ser capazes de pensar com grandes imagens em mente e contribuir para a estratégia organizacional abrangente, algo que certamente os ajudará a crescer em suas carreiras e aumentar seu poder de ganho. Desenvolver habilidades interpessoais – ou ‘habilidades de poder’, como as chamamos no PMI – como liderança colaborativa, resolução de problemas e empatia, além de mais habilidades técnicas, tornará os gerentes de projeto infinitamente mais contratáveis”.

Em última análise, esta não é uma questão de “um ou outro”. “Para mim, os gerentes de projetos são os grandes tradutores de grandes projetos”, diz Hutchison. “Eles são os que vão entre as equipes técnicas e não técnicas. Aqueles que podem falar ‘as duas línguas’, por assim dizer, são altamente valiosos”.

4. Seja certificado

Uma maneira de deixar claro quais habilidades você adquiriu é buscar certificações relevantes – e há muitas no campo de gerenciamento de projetos. “As certificações são sempre ótimas e a variedade das disponíveis aumentou nos últimos anos”, diz Hutchison, que também é certificada pelo CompTIA Project+. “Quando tenho um cliente que é gerente de projetos e estou trabalhando em seu currículo, sempre ajuda a aumentar seu perfil quando podemos mencionar um certificado recente. Lean Six Sigma, CompTIA Project+ e Google Project Management são ótimos para aqueles que desejam obter um certificado e se transformar em uma função em tempo integral”.

Uma das razões pelas quais essas certificações são valiosas é que muitas têm conteúdo de treinamento formal associado a elas. “Nenhum trabalho de gerenciamento de projetos é igual, mas vejo que algum treinamento formal também ajuda”, diz Devin Schumacher, fundador da SERP Co. “O Google, por exemplo, tem um certificado de curso on-line de gerenciamento de projetos no Coursera, onde sua experiência real dentro do Google foi condensada e conceituada em quatro a cinco cursos. Eu sempre endosso que meus novos contratados de gerenciamento de projetos para nossa empresa usem esses módulos para servir como referência comum”.

Dito isto, um certificado – ou mesmo um diploma – por si só não precisa contar toda a história, diz Nate Tsang, CEO da Wall Street Zen. “Você obtém o maior aumento salarial por ter uma certificação de Project Management Professional (PMP) ou MBA, mas somente depois de acumular experiência real trabalhando como gerente de projetos”, diz ele. Ainda assim, esses certificados são um bom sinal para seus empregadores atuais (ou potenciais futuros) de que “você deseja assumir mais responsabilidades ou supervisionar uma equipe maior”.

5. Torne-se um ativo

Por fim, muitos dos especialistas com quem conversamos disseram que obter um aumento salarial requer operar em um nível mais alto e mudar de uma mentalidade tática para uma estratégica.

“Comece a usar seu tempo livre no trabalho para se concentrar menos na execução das operações que você está fazendo e mais na estratégia de alto nível de como torná-lo melhor”, sugere Brandon Paul Llewellyn, Gerente de Contas da Parakeeto. “Às vezes, ninguém conhece o processo melhor do que você – você é o mais equipado para encontrar essas redundâncias ou gargalos. Exponha-os, traga-os à sua gestão e esteja preparado para oferecer informações sobre como torná-lo melhor”.

“Para agregar mais valor à sua posição e aumentar seu salário, é fundamental entender o projeto do ponto de vista abrangente dos negócios”, diz Tushar Gadhia, Diretor de Prática de Consultoria da Synoptek. “Embora manter os prazos, orçamentos e objetivos do projeto seja uma prioridade importante, é tão importante ficar de olho no quadro geral e garantir que você atenda às expectativas do projeto, que se alinhem e participem das metas gerais de negócios da empresa. Os gerentes de projeto devem ampliar e avaliar continuamente seu escopo para determinar se o negócio está usando adequadamente a tecnologia como um facilitador, ao mesmo tempo em que atende às necessidades do projeto e aos objetivos organizacionais”.

Se tudo isso soa um pouco vago e delicado, aqui está uma maneira de pensar nisso em termos concretos: Para ganhar mais, torne-se mais valioso. As pessoas que você tem que fazer reconhecer o seu valor são seu chefe e os chefes dele.

“Os gerentes de projetos que conseguem negociar salários mais altos são aqueles que genuinamente facilitam o trabalho para supervisores como eu”, diz Schumacher, da SERP Co. “Eles devem descarregar muito do trabalho pesado com boas habilidades organizacionais, antecipar problemas em vez de esperar que eles explodam e ter uma mentalidade ágil quando coisas ruins acontecem e atrapalham os projetos”. Se você puder se tornar inestimável assim, estará no caminho certo para um aumento.

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