Saiba o que há de novo no Atom, editor de código do GitHub

Nova versão melhora Python e suporte HTML, enquanto beta se concentra em um melhor suporte para desenvolvedores

Author Photo
4:17 pm - 16 de março de 2018
atom

O Atom, editor de texto de código aberto disponível para as plataformas Linux, macOS e Microsoft Windows – desenvolvido pelo GitHub sob a licença MIT -, foi atualizado com melhorias centradas nas embalagens GitHub, bem como nas capacidades de linguagem Python e HTML. E uma nova versão beta também está a caminho.

Onde fazer o download do Atom

Você pode fazer o download do Atom no site do projeto.

Próxima versão: novos recursos no Atom 1.26 beta

As capacidades planejadas para o Atom 1.26 beta, disponível no canal beta do Atom, incluem:

– Painel Git do pacote GitHub mostra uma lista de compromissos recentes para servir como uma referência rápida.

– A caixa de diálogo de autenticação Git apresenta a caixa de seleção ‘Lembrar’ para armazenar um nome de usuário e uma senha.

– Os observadores do sistema de arquivos agora retornarão à pesquisa se um sistema operacional não puder assistir aos eventos.

– Um sistema de arquivos experimental foi adicionado para reduzir o consumo de recursos e ser mais escalável ao olhar para diversos diretórios.

– Ao codificar com o recurso de compartilhamento de espaço de trabalho Teletype, os desenvolvedores podem usar o recurso Fuzzy Finder para abrir rapidamente um arquivo compartilhado pelo host.

Versão atual: O que há de novo no GitHub 1.25

Lançado para o canal estável do editor “hackable” em 15 de março de 2018, aqui estão as melhorias na última versão:

– O pacote editor do GitHub permite aos desenvolvedores visualizar mudanças envolvendo o modo de arquivo e os links simbólicos.

– Uma nova configuração controla se as mensagens de confirmação compostas dentro do mini-editor estão envolvidas em 72 colunas.

– As mensagens compostas em um editor de painel completo são preservadas como estão.

– O modo de difusão do pacote GitHub não mais restaura sua posição de rolagem quando um usuário não quer que ele faça isso.

– Ao editar a fonte do Python, o tokenizador suporta funções assíncronas, cadeias binárias, anotações de funções, f-strings e formatação de sequência de caracteres.

Em progresso: Atom está se tornando um IDE

O Atom está sendo equipado com capacidades tipo IDE como um precursor para tornar o editor IDE de pleno direito.

O primeiro passo na transição do Atom para o IDE é um pacote opcional de recursos desenvolvidos com o Facebook chamado Atom-IDE, lançado em setembro de 2017.

A versão inicial tem pacotes para TypeScript, Flow, JavaScript, C# e PHP. Esses pacotes usam servidores de idiomas para analisar código e projetos. O GitHub junta-se, assim, a outras empresas, como a Microsoft e a Red Hat, que suportam o protocolo do servidor de idiomas.

O GitHub diz que, se um servidor de linguagem existe para um idioma, é fácil para os desenvolvedores criarem seu próprio pacote Atom-IDE que aproveita o uso da biblioteca NPM do cliente do idioma Atom. Isso fornece acesso automático comum a recursos principais, bem como ferramentas auxiliares, como baixar arquivos de suporte e conversões.

Para começar a usar o Atom-IDE, os desenvolvedores devem abrir a caixa de diálogo do pacote de instalação do Atom, depois procurar e instalar o pacote atom-ide-ui para ativar a interface do usuário IDE e instalar o suporte necessário, como ide-typescript, ide-flowtype, ide-csharp, ide-java e ide-php.

Recursos adicionados em versões anteriores

Atom 1,20
Para melhorar a integração do Git na versão 1.20, as visualizações de diferenças foram retrabalhadas para fornecer suporte de painel pendente e várias visualizações simultâneas. Além disso, os usuários agora podem compor mensagens de confirmação no editor principal.

O Atom 1.20 também possui correções para linguagem PHP. Para melhorar os recursos de busca e substituição, as linhas de contexto na versão 1.20 são exibidas opcionalmente com os resultados “Localizar no projeto”. Os usuários podem definir o número de linhas disponíveis antes e depois das correspondências nas configurações do pacote e podem modificar a exibição inline ao visualizar os resultados.

Atom 1.19
Na versão Atom 1.19, um buffer de texto C ++ nativo aumenta a capacidade de resposta e o uso da memória. Salvar um arquivo acontece de forma assíncrona sem bloquear a IU. Além disso, os arquivos grandes agora consomem menos memória.

A camada de interação DOM foi reescrita para melhorar o desempenho e simplificar o código. A camada reescrita aproveita os novos recursos do navegador e os recursos de DOM virtuais. A reescrita também foi destinada a acomodar APIs, incluindo limites de contenção CSS, para limitar o alcance dos estilos e layout do navegador e redimensionar observadores, que notificam quando o retângulo de conteúdo de um elemento mudou de tamanho.

Atom 1,17
A edição 1.17 do Atom introduziu um novo componente de interface do usuário chamado “docks”, que é uma maneira de fornecer painéis de ferramentas acopláveis laterais ou inferiores no editor. IDEs como o Visual Studio e o Eclipse tiveram componentes semelhantes a docks por algum tempo, mas agora o Atom está adicionando esse componente como um elemento central.

Os desenvolvedores do Atom podem tirar proveito de uma API de alto nível para manipulação de docks, de modo que “painéis de ferramentas escritos por diferentes autores de pacotes [podem] compartilhar de maneira consistente tela imobiliária”, de acordo com o anúncio do blog da GitHub.

Um dos primeiros add-ons para usar docks é o beta GitHub para Atom. Com isso, um desenvolvedor pode usar um painel lateral em qualquer exibição atual em foco para realizar mudanças, criar compromissos, trabalhar com ramos de código diferentes e resolver conflitos de mesclagem.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.