Rúmina recebe R$ 25 milhões e quer levar IA para a pecuária

‘Ecossistema’ de soluções digitais quer acelerar digitalização e sustentabilidade de fazendas usando inteligência artificial

Author Photo
8:46 pm - 26 de abril de 2022

A especialista em pecuária Rúmina fechou essa semana uma rodada série A de R$ 25 milhões. Liderado pela Barn Investimentos e participação da Indicator Capital, o aporte deve servir ao objetivo de acelerar a plataforma e a penetração da Rúmi, inteligência artificial da empresa usada em fazendas para detecção de doenças, tomada de crédito e rastreabilidade da produção.

O objetivo da companhia – que se define como um “ecossistema” – é ajudar pecuaristas a usar tecnologia para reduzir o impacto ambiental da atividade, aumentar a produtividade e liderar a transformação digital do setor. Também contribuir com o bem-estar animal. A meta é que as soluções da empresa estejam em mais de 300 mil fazendas de pecuária no Brasil e na América Latina em 10 anos.

Leia também: Elon Musk compra o Twitter: O que está por vir para os usuários corporativos?

“Com o investimento, poderemos consolidar ainda mais nosso crescimento ampliando a gama de soluções que vão impactar positivamente o setor, de forma sustentável”, afirma Marcelo Ferreira, cofundador da Rúmina.

“Ao gerirmos mais de 10% do leite brasileiro, evitamos em 2021 o uso de quase 230 mil doses de antibióticos e o descarte de mais de 7 milhões de litros de leite”, diz Laerte Cassoli, cofundador e CEO da Rúmina. “Contribuímos para a melhoria da eficiência produtiva de milhares de propriedades, acompanhando os principais indicadores financeiros e zootécnicos para produzir mais com o mesmo rebanho e tamanho de propriedade.”

Criada pela gestora 10b, especialista em agronegócios e alimentos, parte da SK Tarpon – a Rúmina é o resultado da consolidação das empresas OnFarm, Ideagri, Volutech e Rúmicash. Reúne soluções de biotecnologia, SaaS, IoT e inteligência artificial voltadas a saúde animal, gestão de fazendas, rastreabilidade e crédito para o pecuarista.

Ao longo de 2021, a empresa fechou parcerias com Danone, Vigor, Scala e Verde Campo, entre outros players do setor.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.