Ruben Delgado é reeleito presidente da Softex

Author Photo
7:11 pm - 18 de setembro de 2015
Ruben Delgado é reeleito presidente da Softex
Ruben Delgado foi reeleito como presidente do Conselho de Administração da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), em reunião realizada esta semana durante o RioInfo 2015. O executivo permanecerá no cargo para o período 2016 e 2017.

A vice-presidência executiva passa a ser integrada agora por Fabian Petrait, que ocupava a posição de diretor financeiro da instituição, e por Diônes Lima, até então responsável pelas áreas de inovação, internacionalização, empreendedorismo e pelo Programa StartUp Brasil. Como vice-presidente de operações, Lima será responsável pela gestão dos projetos conduzidos atualmente pelas sete áreas da Softex e também pela implementação dos novos programas que serão lançados a partir de 2016.

Após um ano e meio no cargo, o empresário Ney Leal deixa a vice-presidência executiva da instituição para seguir com novos projetos profissionais. Fabian Petrait, vice-presidente administrativo, continuará a conduzir a área de controladoria e finanças da entidade. 

“Há três anos trabalhamos para aumentar a nossa sustentabilidade e reduzir a dependência de recursos públicos para a execução de nossos programas. Nesta gestão seguiremos buscando alternativas para a diversificação dessas fontes por meio de novas parcerias e atuando de forma mais horizontal em uma indústria que de destaca pela transversalidade”, afirma Petrait.

Segundo Diônes Lima, a organização trabalhará em conjunto com a rede de 22 Agentes Regionais e fomentará a criação de novos negócios com potencial global a partir do mapeamento das áreas nas quais o País pode ser competitivo no mercado internacional.

Para o próximo ano, o plano de trabalho da nova diretoria inclui ainda a abertura de mais turmas do TI de Impacto – Programa de Capacitação Empresarial para o Desenvolvimento da Estratégia de Inovação da Softex em conjunto com uma rede de parceiros; o lançamento da ferramenta Intelectus para mapear as pessoas competentes dentro da academia e com potencial para trabalhar o tema software; o estímulo à internacionalização seguindo os conceitos da metodologia Lean Startup que envolve a identificação e a eliminação sistemática de desperdícios; o fomento ao desenvolvimento do setor de TI com foco em atender a demanda da indústria 4.0 e a ampliação da capilaridade da Softex com a ampliação da rede de Agentes Regionais.

Com relação ao programa Brasil Mais TI, de estímulo à formação de novos profissionais para o setor, será incorporada à grade temas de empreendedorismo e novas trilhas de desenvolvimento de pessoas de acordo com as demandas do novo mercado.

Também serão resgatados estudos do núcleo de inteligência do software brasileiro – antigo Observatório Softex, para gerar estudos de valor para os três eixos da tripla hélice: academia, empresas e governo.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.