RTM se concentra em soluções de segurança para o mercado financeiro

Renan Barcelos, gerente da companhia, conversou com o IT Forum sobre o lançamento do HSM as service

Author Photo
2:24 pm - 19 de abril de 2022
Renan Barcelos, gerente de segurança da informação da RTM Renan Barcelos, gerente de segurança da informação da RTM

A importância da segurança das informações no setor financeiro cresce vertiginosamente conforme a digitalização dos meios de pagamentos se torna uma realidade. Focada nesse gap, a RTM, hub integrador do mercado financeiro brasileiro, aprimorou suas soluções a partir de tecnologias inovadoras.

A companhia, controladora pela Anbima e B3, conecta mais de 650 instituições financeiras no Brasil e, agora, oferece a solução de HSM as a Service, fruto de uma parceria com a Kryptus, multinacional brasileira de criptografia, e a Ecoscard, empresa de segurança com foco em pagamentos. Centrada em criptografia, a funcionalidade facilita que empresas de todos os portes possam estar de acordo com os parâmetros exigidos pelos órgãos reguladores.

“A RTM está fazendo diversas conversas com o mercado financeiro e identificamos algumas dificuldades em implementar soluções de segurança exigidas no mercado. Uma parte delas é o HSM, uma infraestrutura de criptografia muito utilizada no setor de meio de pagamentos, principalmente para o pix e para o open finance”, diz Renan Barcelos, gerente de segurança da informação da RTM.

O especialista explica que o HSM é um gerenciador de chaves de criptografia. Ou seja, um ambiente onde ficam todas as chaves de criptografias armazenadas. Quando há o acesso em algum documento que tenha criptografia, os acessos solicitam a essa infraestrutura a chave. “Ao pensarmos no número de transações com esse equipamento, são transações de bilhões/milhões por segundo ou minuto. Por isso, é necessário ter muita disponibilidade para fazer essas transações”, revela.

Ao oferecer a aplicação as a service, as instituições financeiras deixam de se preocupar com a necessidade de ter uma infraestrutura robusta e dispor de recursos financeiros para investir em equipamentos caros, além de atender às diversas regras necessárias para implementar essa infraestrutura.

“Para criar um sistema desses por conta própria, a empresa gastaria entre um e dois milhões de reais. Normalmente são 1 milhão e 500 mil reais apenas para comprar o equipamento de HSM, não contando com a contratação de equipe especializada, sala segura, etc. Contratando com a RTM, a empresa não paga nenhuma taxa de entrada e é cobrada de acordo com a quantidade de transações que trafega”, revela Renan.

Para utilizar o serviço, a RTM faz um trabalho a quatro mãos porque para evitar paradas em sua implementação. “Geralmente a gente faz algumas entrevistas, coloca os especialistas em contato com a empresa, entende a demanda e faz um trabalho de implementação e teste”, comenta o especialista.

A outra solução apresentada pela companhia, a Análise e Gestão de Vulnerabilidades, faz uma busca ativa por brechas de segurança no ambiente, avaliando servidores, aplicações web e ativos de redes. São configurados scans que, de forma automática, analisam e identificam vulnerabilidades que possam comprometer a segurança dos dispositivos, aplicação ou ambiente.

“Este é um serviço recorrente executado pela RTM, que identifica vulnerabilidades, classificando e priorizando de forma assertiva sua estratégia de mitigação, reduzindo significativamente os riscos de incidentes no ambiente”, finaliza Renan.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.