Robôs começam a atuar em publicidade

Author Photo
9:48 am - 22 de novembro de 2012

Até mesmo a mais humana das ciências é impactada pela informatização trazida com exatidão da tecnologia. E a bola da vez é a comunicação, com anúncios publicitários. A tendência foi pontuada por Roberto Martini, que desde 1995 trabalha com marketing digital, durante o TEDxFIAP, realizado pela universidade Fiap em São Paulo, capital.

Assine a Newsletter do IT Web

Siga o IT Web no Twitter

Curta, no Facebook, a Fan Page do IT Web

Brasileiro, com pais e tios programadores, seria difícil para Martini fugir da área de tecnologia. Mas ele tentou e ingressou na universidade de publicidade e propaganda, apesar de possui experiências acadêmicas em outras áreas. Com um currículo imenso para a idade, o jovem executivo é cofundador da Ag2 (Publicis), Rage (Praz Holding), Santa Transmedia Productions e Flag Holdings. “A tecnologia está mudando a comunicação,  transformando-a em uma ciência mais exata”, comentou. “Olhe Microsoft, Google e Facebook – só tem engenheiro transformando o mundo da comunicação”, comentou.

Fazendo comparação com a capacidade de processamento dos computadores com o nível mental dos seres vivos – atualmente nossas máquinas funcionam como o cérebro de um rato, atingindo a de um ser humano em alguns pares de anos – o resultado da evolução, segundo Martini, é uma resignificação total das ofertas e do trabalho das pessoas de comunicação. “

“Considerando a margem de erro em publicidade, os robôs são muito mais assertivos. É assustador, eu sei”, explicou.  Enquanto cérebros artificiais estão sendo criados para entender as emoções das pessoas – produzindo probabilidades de campanhas em um nível muito maior do que a mente humana consegue atender – a comunicação evolui em um contexto mais tecnológico e centrado na satisfação humana

“Se as empresas quiserem deixar as pessoas mais felizes, ótimo. Se não quiserem, vão gastar mais dinheiro para serem relevantes”, pontuou.

Saiba mais:

Ideia, luz e poeira: impressão 3D modificará o corpo do ser humano

Carreira: 70% das profissões de internet ainda não foram inventadas

Internet das coisas: Big Bang dos dados chegará em 2022, diz futurista

Roupas tecnológicas serão tão comuns quanto eletricidade

Único limite para impressão 3D é material, diz VP da Autodesk

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.