RNP anuncia entrega de primeira conexão internacional entre América Latina e Estados Unidos

Author Photo
4:01 pm - 17 de maio de 2016
RNP anuncia entrega de primeira conexão internacional entre América Latina e Estados Unidos
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCTIC), em parceria com a Rede Acadêmica do Estado de São Paulo (ANSP) e a Universidade Internacional da Flórida (FIU, na sigla em inglês), anunciou a entrega da primeira conexão internacional de 100G entre América Latina e Estados Unidos. 
O trecho liga Fortaleza (CE) e São Paulo (SP) a Miami e faz parte do projeto AmLight Express, que visa disponibilizar uma infraestrutura de rede de alto desempenho para a colaboração científica entre as duas regiões.
A conexão de 100G amplia a saída internacional da rede acadêmica brasileira, a rede Ipê, e se soma aos canais internacionais que atualmente ligam São Paulo a Miami. Os enlaces nos cabos submarinos são mantidos pela AmLight, que gerencia conexões internacionais entre Estados Unidos e países da América Latina para fins de ensino e pesquisa. A iniciativa é financiada pela National Sciences Foundation, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela RNP.
Para o pesquisador de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Michael Stantos, os links operados pelo consórcio AmLight são o principal apoio para a colaboração entre o Brasil e a comunidade internacional. “A adoção de links de 100G este ano representam um aumento da capacidade de banda de até 500%, demonstrando o amplo suporte para o crescimento de colaborações científicas internacionais de intenso tráfego de dados”, afirmou.
*Com informações do MCTI

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.