Riscos cibernéticos: o novo alvo pode ser você

Author Photo
1:23 pm - 04 de agosto de 2017
ciberataque ciberataque

Estudo da IBM aponta que o custo médio de uma violação de dados no Brasil é de R$ 246. Por outro lado, os serviços mundiais de segurança da informação baseados em nuvem crescerão 21% em 2017, atingindo o valor de US$ 5,9 bilhões neste ano, segundo previsão do Gartner.  O fato é que os crimes cibernéticos têm causado enormes preocupações e, consequentemente, revoluções em empresas.

Domingo Montanaro, Cofundador e CEO da Ventura ERM – empresa norte-americana especializada na gestão de riscos corporativos -, comenta que, em mais de uma década e meia conduzindo investigações de crimes praticados por meios eletrônicos, é comum ouvir de vítimas (clientes) a frustração que eles têm com a área de TI. “Eles poderiam ter previsto essa vulnerabilidade” é a uma das principais frases ouvidas.

Para Montanaro, o problema é que a alta direção das empresas ainda peca em entender que a missão da TI é “habilitar” enquanto a da segurança é “controlar”, o que muitas vezes é visto pela TI como “negar acesso”.  “O balanço ideal é o entendimento/mensuração do risco cibernético para então priorizar esforços e investimentos na mitigação desses impactos”, diz.

Montanaro participará do IT Forum Expo 2017, evento promovido pela IT Mídia e que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A apresentação do executivo tem por objetivo dar um contexto geral da situação atual do crime cibernético global, como as empresas brasileiras estão sendo atacadas, quais são os atores mais relevantes e que tipo de tecnologia e/ou processo mais comumente está sendo praticado.

O propósito final da apresentação é “tirar o peso das costas” do profissional de TI, demonstrando que a alta direção da empresa precisa investir no programa de segurança da corporação, e não simplesmente achar que essa tarefa está embutida na lista de atribuições da TI.

IT Forum Expo 2017

Realizado pela IT Mídia, o IT Forum Expo reúne profissionais da nova era digital, TI e Comunicação, que estão em busca de tendências e soluções inovadoras em produtos e serviços, fornecedores e melhores práticas nos mais importantes setores. O encontro será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

IT Forum Expo é evento âncora da São Paulo Tech Week, festival que celebra o DNA criativo, inovador e empreendedor da cidade de São Paulo. Entre 5 e 12 de novembro, a tecnologia vai pulsar em cada esquina da cidade, atraindo gente de todo lugar para eventos dinâmicos, conectando milhares de talentos, empreendedores e investidores.

Quer participar? Inscreva-se gratuitamente no IT Forum Expo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.