Eduardo Paes quer Rio como capital da inovação na América Latina

Na abertura da primeira edição do Web Summit no Brasil, prefeito do Rio de Janeiro destacou potencial da cidade para negócios

Author Photo
9:37 am - 02 de maio de 2023
Eduardo Paes, Rio de Janeiro, Web Summit Rio Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, na abertura do Web Summit Rio. Foto: Sam Barnes, Web Summit

Quando você pensa no Rio de Janeiro, seguramente lembra das praias, do futebol e do samba. Mas o prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, quer ir além e transformar a cidade na capital da inovação na América Latina.

“Isso significa colocar o Rio no mapa global da tecnologia. Vamos investir em inovação e o Web Summit é um dos pilares dessa estratégia”, disse Paes na abertura do evento, que acontece de 1 a 4 de maio no Rio Centro.

A primeira edição do evento fora da Europa deve movimentar R$ 1,2 bilhão na economia carioca nos próximos seis anos e, segundo o governante, significará uma transformação permanente para a cidade.

“Vamos, ainda, facilitar e tirar a barreira para criação de negócios, permitindo que empresas sejam abertas em menos de um minuto e ainda capacitar pessoas”, completou, reforçando que este não é apenas mais um evento, mas novo momento para o Rio.

Criado em 2009 em Dublin, na Irlanda, o primeiro Web Summit reuniu 150 amigos de Paddy Cosgrave, fundador do evento, que destaca o trabalho de empresas de tecnologia e startups. Com o crescimento do encontro, o Web Summit passou a realizado em Lisboa, Portugal, e agora, em 2023, chega ao Rio de Janeiro. Em quatro dias, a capital carioca receberá 20 mil pessoas ávidas por conhecimento em tecnologia e inovação.

Paes lembro do efeito do Web Summit em Portugal, colocando o país em posição de destaque no assunto inovação e empreendedorismo na Europa. Sua ideia agora é seguir caminho parecido com o trilhado por lá.

A realização do Web Summit Rio é fruto de um trabalho conjunto de captação da Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, e da Fecomércio RJ, por meio do Senac-RJ.

A iniciativa faz parte do convênio Rio do Futuro, que une as duas entidades em prol do fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação carioca, tendo a educação, a pesquisa e a inclusão digital como pilares.

O Web Summit, que agora já faz parte da agenda oficial da cidade, foi bastante cobiçado. Com ingressos esgotados, o encontro registrou tropeços na parte técnica, especialmente em microfonia e teleprompter. Além disso, muita gente ficou para fora abertura, que tinha lugares limitados.

A prática, comum na edição portuguesa, foi bastante criticada pela audiência brasileira nas redes sociais, mas, por outro lado, acabou gerando um senso de exclusividade.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.