Ricardo Mucci: liderar é um treinamento diário

Em sua primeira entrevista exclusiva como country manager da Cisco Brasil, executivo fala da carreira e de suas missões à frente da fabricante

Author Photo
6:22 pm - 13 de agosto de 2021
Ricardo Mucci, country manager da Cisco Brasil Foto: Divulgação

Nascido em Itaquera, bairro da região Leste da capital de São Paulo, e por isso de “coração contaminado pelo Corinthians”, Ricardo Mucci é filho de uma professora e um tintureiro. Foi criado no Jaçanã, na zona Norte – junto com o irmão gêmeo -, tendo a educação como valor fundamental. Entrou no mundo da tecnologia primeiro no ensino técnico em eletrônica. Por conta disso estagiou na Olivetti, fabricante italiana de impressoras matriciais. Se formou depois em análise de sistemas e trabalhou em bancos, na Telefônica, na IBM (onde passou quase 10 anos) e  na Oracle.

“Eu me percebo como profissional de tecnologia. Não sei fazer outra coisa”, diz o executivo ao podcast IT Forum Líderes, em sua primeira entrevista exclusiva ocupando o cargo de country manager da Cisco Brasil. Para ele, que entrou na fabricante americana de sistemas de rede há cerca de três anos – para trabalhar principalmente com vendas para o setor público -, liderar é um “treinamento diário”.

“Meu estilo é de uma pessoa focada e orientada em resultado. Vivemos em corporações que obviamente olham esse tipo de questão”, diz. “Mas as pessoas que estão comigo devem olhar para o Mucci e dizer ‘ele nunca vai nos deixar na mão’.”

Nesse episódio do IT Forum Líderes, Mucci fala de sua formação técnica e como gestor, o gosto pela tecnologia, a atuação com o setor público, a formação de mão de obra em tecnologia e suas missões e desafios na liderança da Cisco Brasil. Ouça abaixo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.