Riachuelo dá salto em governança fiscal

Sistema de cálculo automatizado e atualização tributária, Taxrules, apoia no cálculo de aproximadamente 300 mil notas fiscais eletrônicas (NFe) por mê

Author Photo
9:18 am - 19 de novembro de 2019
Compliance theme with abstract high speed technology POV motion blur

A Riachuelo é uma das três maiores lojas de departamento do Brasil e umas das razões de sua longevidade comercial é a logística inteligente. Diariamente, a varejista despacha dos seus centros de distribuição, localizados em São Paulo, Rio Grande do Norte e Amazonas, milhares de produtos para mais de 300 lojas.

Há três anos, a varejista realizou uma mudança em seu centro de distribuição com investimentos na casa de R$ 250 milhões como forma de melhorar o atendimento ao cliente. Um dos objetivos era abastecer as lojas exatamente com o que os clientes precisavam, sem sobras ou buracos nos estoques. O projeto ficou pronto no último trimestre de 2016 e desde então trouxe um efeito positivo no resultado financeiro da marca, que faturou mais de R$ 5 bilhões somente em 2018.

Em meio a toda esta mudança logística, a Riachuelo também necessitava olhar para os processos internos e ir em busca de uma solução robusta, que atendesse às exigências de governança fiscal, principalmente com velocidade no processamento de um grande volume de dados. Para acompanhar este crescimento, a rede adquiriu o software Taxrules, da Taxweb, que atua com soluções de Digital Tax para compliance fiscal das empresas.

Crescimento sustentável

Diante de um cenário fiscal que envolve a entrada de 100 mil notas fiscais eletrônicas por mês e a emissão média mensal de 300 mil, o Taxrules valida a carga tributária corretamente dos tributos diretos e indiretos nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal de todas as notas fiscais emitidas e recebidas pela Riachuelo. O apoio da solução às demandas tributárias da Riachuelo promove um crescimento sustentável, embasado em processos integrados, seguros e otimizados.

No cenário anterior, a entrada de um produto novo no centro de distribuição, como um celular, por exemplo, que tem tributação diferenciada, era submetido à análise do departamento tributário e, em seguida, parametrizado manualmente em seu ERP, incluindo uma regra específica para cada Estado. “Agora a regra é definida pela Taxweb direto no Taxrules, que devolve à Riachuelo as informações tributárias corretas. Isso tudo integrado ao SAP”, explica Claudia Ferreira, gerente de contabilidade da Riachuelo.

A eficiência operacional do time é outro ponto destacado pela executiva. “A equipe teve um aumento de 44% na produtividade devido à implementação da ferramenta, que passou a se concentrar em atividades mais estratégicas. Tudo que entra e sai dos nossos centros logísticos passa pelo sistema da Taxweb, que hoje nos dá mais conforto acerca das informações geradas ao fisco”, pontua Claudia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.