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Remessas de computadores ao redor do mundo crescem no terceiro trimestre

As remessas de computadores ao redor do mundo totalizaram 84,1 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2021, revelam dados do Gartner. O resultado representa um aumento de 1% em relação ao mesmo período de 2020.

Segundo o Gartner, o número também representa uma “desaceleração” do ímpeto do mercado dos últimos meses, conforme as vacinas contra a COVID-19 se tornam mais amplamente disponíveis e o consumo e gastos com educação passam a ser direcionados para outras prioridades.

“À medida que as escolas vão se reabrindo no mundo todo, não há mais uma necessidade imediata de comprar computadores e Chromebooks para auxiliar o ensino em casa”, diz Mikako Kitagawa, diretora de Pesquisa no Gartner.

Segundo a analista, a demanda por computadores corporativos continua forte, liderado pela recuperação econômica em regiões-chave e pelo retorno de alguns trabalhadores aos escritórios. “Entretanto, o crescimento de negócios de PCs concentrou-se no segmento de desktop, enquanto a escassez de semicondutores continua restringindo a remessa de laptops. Espera-se que a dificuldade no abastecimento destes componentes persista na primeira metade de 2022”, acrescenta.

Resultados do trimestre

Como novidade neste trimestre, o Gartner incluiu os Chromebooks nas pesquisas do setor de computadores. As remessas desse segmento caíram 17% no terceiro trimestre de 2021, devido à diminuição na demanda no mercado educacional. Essa foi a primeira queda de dois dígitos ao ano nas vendas de Chromebooks desde sua chegada ao mercado em 2011.

O top três do ranking de fornecedores de computadores ao redor do mundo manteve-se intocado na relação ano após ano, com a Lenovo mantendo o primeiro lugar em remessas.

Após cinco trimestres consecutivos de crescimento de dois dígitos, o resultado da Lenovo foi moderado no terceiro trimestre de 2021. A companhia obteve expansão em todas as regiões, exceto no Japão, onde as remessas caíram em mais de 50%, conforme um programa governamental na região para a compra de computadores para uso educacional chegou ao fim.

Em geral, as remessas da Lenovo foram adversamente afetadas pela desaceleração do consumidor no mercado e pela escassez de oferta no mercado empresarial. Simultaneamente, a empresa se beneficiou das demandas estáveis de computadores corporativos e foi capaz de ser mais flexível na resposta à escassez de componentes, devido a um mix maior de manufatura interna.

A HP experienciou o segundo trimestre consecutivo de declínio ao ano, conduzido por uma diminuição de 30% em remessas para os Estados Unidos devido ao enfraquecimento na demanda de Chromebooks no segmento de educação. A HP também deve continuar a enfrentar problemas na cadeia de fornecimento nesse trimestre: um grande acúmulo de pedidos não atendidos levou a empresa a perder oportunidades, as quais seus concorrentes aproveitaram.

Depois de certo atraso no começo da pandemia, a Dell reportou fortes resultados no terceiro trimestre de 2021, cravando seu quarto trimestre consecutivo com crescimento de dois dígitos e alcançando mais de 15 milhões de vendas pela primeira vez. O foco limitado da Dell no mercado consumidor ajudou a empresa a ser menos impactada pela desaceleração de demandas por computadores.

A Apple ainda conseguiu alcançar um crescimento de 7,4%, apesar do fraco mercado consumidor. Os computadores baseados em M1 da empresa foram bem recebidos pela comunidade usuária, levando a aumento de remessas. Entretanto, antecipando uma possível renovação de produto nos próximos meses, alguns compradores da Apple deram uma pausa na compra de laptops, o que afetou negativamente o volume de remessas 3T21.

Windows 11

Mirando o futuro, o quarto trimestre de 2021 vai presenciar o lançamento global do Windows 11, a primeira grande atualização do sistema operacional da Microsoft desde 2015. Segundo o Gartner, o lançamento do Windows 11, porém, deve ter um impacto imediato limitado para o mercado de negócios, enquanto computadores de classe empresarial continuarão disponíveis com o Windows 10 até 2023.

O Gartner prevê que no começo de 2023, menos de 10% de novos computadores corporativos terão o Windows 11 instalado. Em geral, dados do Gartner indicam que as remessas de computadores nas próximas férias serão mais fracas do que o ano passado, com demandas mais guiadas por substituições do que novas compras.

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