Redes definidas por softwares serão próximo desafio para empresas, diz Google

Data center e cloud foram tecnologias que receberam melhorias nos últimos tempos e são, agora, artigos essenciais para o funcionamento de muitas empresas. Mas quando o assunto é rede, ainda há muito a ser feito com relação ao desempenho – e a resposta para isso pode ser as redes definidas por softwares, ou seja, substituir todos os hardwares por softwares.
O Google, por exemplo, por conta do seu grande porte precisou prematuramente incrementar sua velocidade e performance. A solução escolhida pela empresa foi a adoção de um SDN desenvolvido internamente, como contou durante a conferência ACM SIGCOM 2015, apresentada em Londres.
A gigante das buscas contou como, em 2004, trocou um fornecedor de switches por uma tecnologia própria para poder movimentar dados entre seus servidores e data centers.
“Embora o Google possa ter enfrentado alguns destes desafios anteriores, todo mundo se depara com esses tipos de problemas agora”, disse Amin Vahdat, Google Fellow, ao CIO Journal. “A quantidade de largura de banda que você precisa dentro do data center para processar por entre todos os dados que você possui é enorme e crescente.”