Redes 4G sofrem com grandes flutuações de velocidade ao longo do dia

5G ajudará a passar esses picos e vales de hora em hora, pois fornecerá uma base sólida de capacidade

Author Photo
3:05 pm - 20 de fevereiro de 2019

As redes 4G atuais sofrem grandes flutuações de velocidade ao longo do dia. Essa é uma das conclusões de relatório “A Oportunidade do 5G – Como o 5G irá solucionar os problemas de congestionamento das redes 4G” da Opensignal. Segundo o documento, dependendo do país, a velocidade de download de 4G para as experiências do usuário em uma hora pode chegar a 30 Mbps mais rápido do que a velocidade, apenas algumas horas depois.

Essas enormes inconsistências são devidas ao congestionamento. Durante as horas mais movimentadas do dia, as redes estão cheias de conexões, cada uma competindo por uma quantidade finita de capacidade. Isso faz com que a velocidade caia – muitas vezes dramaticamente – abaixo da média da rede. O 5G ajudará a passar esses picos e vales de hora em hora, pois fornecerá uma base sólida de capacidade que destacará o congestionamento durante as horas mais movimentadas.

Essas flutuações nas velocidades se tornarão cada vez mais problemáticas à medida que a indústria móvel global evoluir. Serviços e aplicativos de próxima geração que exigem velocidades não apenas rápidas, mas consistentes. Caso contrário, eles não serão capazes de funcionar adequadamente nos horários precisos que a maioria dos consumidores deseja usá-los. Enquanto a atenção nos centros 5G aumenta a velocidade, os benefícios para a consistência podem ser muito mais importantes.

Enquanto alguns países ofereciam muito mais consistência em velocidade do que outros, TODOS os países tinham algum grau de flutuação de velocidade ao longo do dia. O mais consistente dos 77 países em nossa análise foi uma lista diversificada, incluindo várias potências 4G estabelecidas na Ásia e na Europa. Enquanto os países com mercados 4G altamente desenvolvidos tendem a ser mais consistentes do que outros, redes 4G poderosas nem sempre significam uma conexão mais consistentes.

América Latina

Os países da América Latina geralmente caem para a metade inferior de nossas medidas de consistência de velocidade, indicando que há grandes flutuações na Velocidade de Download 4G ao longo do dia. Dos 12 países da América Latina em nossa análise, o Chile teve a distinção de ter uma das velocidades mais rápidas durante os horários de pico (32,7 Mbps), mas entre as velocidades mais baixas durante os horários de pico (9,1 Mbps).

Isso significa que as velocidades de download do dia dependem de 23,6 Mbps, tornando-se o mais inconsistente dos países latino-americanos em nossa análise, mas certamente não é o mais inconsistente do mundo. Argélia, Bielorrússia, Camboja e Índia experimentaram oscilações muito maiores em velocidades ao longo do dia.

Costa Rica é destaque

O país mais consistente em nossa análise latino-americana foi a Costa Rica. Suas velocidades aumentaram apenas 50% entre os tempos mais lentos e mais rápidos. O Equador também estava no topo da lista (com um aumento de 60% entre os tempos mais lentos e mais rápidos), seguido pelo México e pelo Brasil (ambos com 70%).

E o Brasil?

O Brasil e o México foram casos interessantes porque ambos tinham o mesmo mínimo de 16 Mbps na extremidade mais baixa de 28 Mbps na extremidade alta. Mas no geral, o México foi o país mais rápido. A velocidade média de download de 4G do México em 24 horas foi de 20,1 Mbps, enquanto a média do Brasil foi de 18,6 Mbps, o que mostra que os dois países eram consistentes de maneiras diferentes.

O México conseguiu manter suas velocidades médias mais próximas de suas velocidades ideais, um sinal de bom gerenciamento de recursos. Enquanto isso, o Brasil fez um trabalho melhor, garantindo que as velocidades na hora mais congestionada do dia não estivessem muito longe de sua média. A Colômbia e a Argentina também se destacaram nisso. Suas velocidades mais baixas eram apenas 2 Mbps mais baixas que suas velocidades médias. 

Tags:
4G

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.