Red Hat e General Motors firmam parceria para avançar ecossistema ao redor de veículos

Empresas buscam simplificar desenvolvimento e atualizações ao redor de veículos definidos por software

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9:13 pm - 16 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

A Red Hat e a General Motors firmaram parceria para expandir o ecossistema ao redor de veículos guiados por software, com a integração do In-Vehicle Operating System da fabricante de software à plataforma Ultifi, da GM.

Sistemas de software desenvolvidos para veículos são complexos e exigem um alto nível de proteção contra roubo de dados e cibersegurança. Atualmente, os requerimentos exigidos pelas montadoras cobrem o desenvolvimento da tecnologia, o que pode dificultar as atualizações de software, uma vez que cada atualização exige novas certificações e testagens.

A parceria entre GM e a Red Hat pretende simplificar esse processo e tornar essas renovações de software algo mais simples devido à certificação contínua de segurança funcional na plataforma Ultifi com o Red Hat In-Vehicle Operating System.

Segundo as companhias, o software integrado deve dar suporte a várias aplicações, sejam elas relacionadas à segurança dos veículos seja no que tange sistemas avançados de assistência ao motorista, controle corporal, conectividade e infotenimento.

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A premissa é que o setor de transporte possa se beneficiar com uma inovação mais rápida e melhor sustentabilidade por meio da padronização com o Linux open source e tecnologias nativas em nuvem. Padrões em comum podem auxiliar a reutilização de software a ajudar a alcançar um processo de design mais escalável.

“Incorporar o conhecimento da companhia em soluções open source e redes corporativas renderá frutos à medida que visamos fornecer a plataforma de software mais amigável aos desenvolvedores de todo o setor”, destaca Scott Miller, vice-presidente de veículos definidos por software e sistemas operacionais da General Motors.

Para Francis Chows, vice-presidente e gerente geral de Sistemas Operacionais de Veículos e Edge da Red Hat, a tecnologia irá também provocar mudanças dentro das fábricas e montadoras, “Com milhões de linhas de código sustentando sistemas críticos como assistência ao motorista, economia de combustível e mais, os veículos modernos funcionam mais como computadores de alta performance do que como os carros do passado. Agora é a hora de inovar. Estes novos veículos dão ao nosso setor a chance de criar uma plataforma aberta comum sem sacrificar a segurança funcional”, finaliza.

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