Receita mundial de servidores cresce 16% no terceiro trimestre

Gartner indica que apesar do salto, remessas cresceram 5,1% em relação ao segundo trimestre de 2016

Author Photo
10:19 am - 15 de dezembro de 2017

A receita mundial de servidores saltou 16% no terceiro trimestre de 2017 em comparação com mesmo período do ano anterior, segundo números do Gartner. De acordo com o instituto de pesquisas, apesar desse crescimento, as remessas cresceram 5,1% em relação ao segundo trimestre de 2016.

Segundo Jeffrey Hewitt, vice-presidente de Pesquisas do Gartner, a construção de infraestruturas para suportar implementações de Cloud e Cloud Híbrida foi o principal motor de crescimento no mercado de servidores no período.

Hewitt apontou que, no período, os servidores x86 cresceram 5,3% nas remessas no ano e 16,7% na receita no terceiro trimestre de 2017. Os servidores RISC/Itanium Unix diminuíram globalmente, 23,5% nas remessas e 18,3% na receita do fornecedor em comparação com o mesmo trimestre passado.

Receita

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) continua liderando o mercado mundial de servidores com base em receita. Apesar de um declínio de 3,2%, a empresa registrou US$ 3,1 bilhões em receita e uma participação total de 21% no terceiro trimestre de 2017.

A Dell EMC manteve a segunda posição com crescimento de 37,9% e participação de mercado de 20,8%. A Inspur Electronics obteve o maior crescimento no trimestre com 116,6%%, impulsionado pelas vendas para fornecedores chineses de Cloud e outros clientes que fazem parte de seus esforços de expansão global.

Remessas

Nas remessas de servidores, a Dell EMC manteve a liderança no período, com 17,8% de participação de mercado. A HPE assegurou o segundo lugar com 16,4% do mercado. A Inspur Electronics foi o único fornecedor nos cinco primeiros a experimentar crescimento positivo no trimestre.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.