Categories: Notícias

Realidade virtual pode fazer você comprar mais?

Olhe ao redor cuidadosamente e você verá um apartamento com pequenos diamantes flutuando no ar ao lado de vários produtos. Se você se concentrar em um diamante tempo suficiente, uma caixa de texto mostra mais informações sobre o objeto. 

Ao tocar ao lado do Samsung Gear VR, óculos de realidade virtual (VR, na sigla em inglês) da fabricante sul-coreana, no fone ouvido você escutará uma mensagem que diz: “adicionado ao carrinho”.

Você pode até nem precisar de uma cadeira nova, mas pode se interessar por uma com esse tipo de experiência de compra virtual. A demonstração dessa dinâmica foi desenvolvida pela SapientNitro, comerciante digital norte-americana, com a varejista de luxo The Line nesta semana no National Retail Federation (NRF), em Nova York, nos Estados Unidos.

Um dos elementos mais atraentes do NRF, de acordo com reportagem da Cnet, foi a realidade virtual, que tem a capacidade de transportar as pessoas para outro mundo e um dos destaques é como a tecnologia pode mudar o futuro das compras.Por enquanto, o VR commerce, como grande parte da indústria de realidade virtual, ainda é pequeno e experimental, com foco em levar as pessoas a obter o seu primeiro contato com a tecnologia.

“É apenas o começo”, disse Matt Lewis, gerente de grupo SapientNitro Second Story. “Estamos tentando dizer aos nossos clientes que essa é a próxima onda de tecnologia.” Segundo ele, o primeiro local que a realidade aumentada vai ganhar espaço no varejo é nas lojas físicas e, especialmente, no mercado de luxo.

Uma das empresas que já começaram a usar VR em suas lojas é a Lowe, cuja tecnologia se fez presente na CES neste mês, em Las Vegas (EUA). O varejista de objetos para casa criou um app no tablet com a ajuda da Marxent Labs para oferecer aos clientes o layout de suas casas e facilmente construir o sonho cozinha ou banheiro de seus consumidores usando produtos que a Lowe vende em suas lojas. O cliente inclusive pode se posicionar no meio de sua sala, reproduzida em realidade virtual, para ver como os objetos ficarão no espaço. O futuro realmente reserva coisas interessantes, não é mesmo?   

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago