Rastreamento de equipamentos em campo é aposta da Viavi

Não é novidade que há muito pesquisas de mercado comprovam que sai muito mais caro recuperar um cliente do que retê-lo. Essa é uma das grandes preocupações das operadoras de telecomunicações. As reclamações recaem sobre a má qualidade dos serviços prestados, fazendo com que os clientes se tornem um alvo móvel, pulando de um fornecedor para outro. Sinal instável, cobertura inadequada, entre outros problemas, têm sua origem na infraestrutura de rede.

A Viavi Solutions atua justamente no aprimoramento do gerenciamento, teste e medição de redes, para minimizar e solucionar os problemas enfrentados pelas operadoras de telefonia, TV a Cabo e comunicação de dados. “Nosso trabalho é proporcionar ampla visibilidade de toda a rede para que as operadoras possam detectar problemas existentes ou a iminência deles e assim agilizar os trabalhos e gerar satisfação aos clientes. O objetivo é elevar o nível de qualidade dos serviços”, diz Luiz Cesar Oliveira (foto), vice-presidente de Vendas para Brasil e Amércica Latina da Viavi Solutions.

O executivo reforça que na era digital em que vivemos atualmente, o cliente mudou seus hábitos, quer cada vez mais velocidade nos serviços, é intolerante e abandona com muita facilidade seu provedor. “Por isso, a importância do rastreamento dos equipamentos dos técnicos que estão em campo, pois agiliza a captação dos dados que estão sendo imputados, proporcionando mais velocidade nas tomadas de decisão e resolução dos problemas”, alerta.

Na nuvem, com StrataSync

A corrida das operadoras passa também por redução de custos e investimento em eficiência para manter seus negócios em andamento em cenários cada vez mais competitivos e desafiadores. Para contribuir nessa jornada, a Viavi oferece gratuitamente a StrataSync, solução de armazenamento em nuvem, desenvolvida para gerenciar o rastreamento de instrumentos, incluindo os que não são da empresa.

Além de oferecer acesso fácil à rede, de qualquer lugar, a todo o momento, segundo Oliveira, o StrataSync possui interface intuitiva, que realiza atualizações automáticas. Dessa forma, os técnicos estarão sempre treinados e informados, com a garantia de que os equipamentos estão funcionando corretamente. “Além disso, essa facilidade proporciona mais agilidade e controle centralizado às operadoras, amplia a produtividade dos técnicos em campo, e ainda agiliza medidas em variados incidentes.”

Total controle

Nada escapa ao controle, destaca Oliveira. “Mesmos profissionais terceirizados e quarteirizados que estão em campo têm seus equipamentos rastreados, são visíveis na rede e, portanto, monitorados”, diz e desafia: “O que é menos custoso e mais ágil para a operadora? Espalhar vários técnicos em campo para tentar verificar onde está o problema notificado pela central de atendimento, ou detectar o problema na rede e mobilizar apenas um técnico para solucioná-lo? Essa é uma das muitas vantagens da visibilidade que proporcionamos”.

A demanda por qualidade está alta nesse setor e a Viavi tem intensificado os trabalhos e colhido frutos. Segundo Oliveira, há quatro meses do fechamento do ano fiscal da companhia, que acontece em junho, a estimativa de faturamento é de aumento entre 50% a 60%. “Apesar da crise econômica, mais forte nos últimos dois anos, não realizamos reestruturação e continuamos crescendo, com perspectivas ainda melhores para um futuro próximo”, avisa.

Prova disso é que no início deste mês de fevereiro, a Viavi anunciou a aquisição da vertical de negócios de teste e medição da Cobham plc (“Cobham T&M”). A transação de US$ 455 milhões, segundo a companhia, fortalece sua posição competitiva na implantação das redes 5G e diversifica a empresa em mercados em que a Cobham está presente.

A Cobham AvComm and Wireless T&M é uma empresa de testes de rede de provedores de serviços, desde acessos de rede de rádio até o core. Atua ainda na área militar, de segurança pública e de aviação.

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