Notícias

Raspberry Pi lança placa para aplicações de Internet das Coisas Industrial

A nova placa computacional da Raspberry Pi é menor e mais barata do que a antecessora, mas a fabricante não espera ver a mesma corrida de consumidores dos modelos anteriores.

Isso porque o produto não é voltado para uso em casa ou na escola, mas para aplicações industriais. Para utilizá-lo, os compradores precisarão primeiro desenvolver um produto com um slot na placa de circuito para acomodar a nova placa da Raspberry e isso, segundo o criador do produto, Eben Upton, vai levar tempo.

A nova Compute Module 3 (entre 25 e 30 dólares) traz o mesmo processador quad-core de 64-bit Broadcom BCM2837 e 1GB de RAM da Raspberry Pi 3, mas possui menos da metade do tamanho da sua antecessora e não traz conectividade Ethernet, USB, SD Card – nem Wi-Fi.

Os sinais para esses conectores ausentes aparecem todos em um conector na ponta que se encaixa em um socket SODIMM, normalmente usado para upgrades de memória em laptops, permitindo que desenvolvedores de produtos industriais escolham quais entradas querem expor nos seus produtos, e quais funções querem embutir nelas.

Isso significa que elas podem ser incorporadas de diferentes maneiras em robôs, máquinas industriais e outros aparelhos.

“Já vimos alguns designs interessantes para ela. Provavelmente as telas grandes da NEC são as que nos deixaram mais animados; elas possuem a opção de colocar uma Compute Module na parte de dentro para adicionar inteligência a uma tela que antes era passiva”, explica Upton.

A Compute Module 3 é entre 10 e 12 vezes mais poderosa do que sua antecessora – mas com desempenho no ápice, ela “suga” muito mais energia.

“Esperamos que uma grande parte do nosso negócio Compute Module migre para a Compute Module 3”, afirma o executivo, que espera também que isso se traduza nas vendas de centenas de milhares de módulos no primeiro ano, muito menos do que os milhões de Raspberry Pi 3 comercializadas no primeiro ano.

Recent Posts

Skyone anuncia joint venture com a Faitec mirando setor de hotelaria

A Skyone e a Faitec Tecnologia anunciaram no fim da última semana a formação de…

55 minutos ago

Guto Barreto: ‘aprendi [na Petrobras] que o mundo de TI é muito maior do que eu imaginava’

No dia 14 de maio, Jean Paul Prates foi demitido da presidência da Petrobras. Em…

2 horas ago

EXCLUSIVA: Estudo do BCG mostra que GenAI pode aprimorar governança de dados

A inteligência artificial generativa (GenAI) pode ser usada, ela própria, para aprimorar a governança de…

3 horas ago

A contribuição da Inteligência Artificial para ações de ESG no Brasil

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma das tecnologias mais disruptivas da era…

4 horas ago

Novos executivos da semana: OutSystems, V8.tech e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Lua: conheça a linguagem de programação brasileira que conquistou o mundo dos games

Em 1993, Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, trio de membros do…

2 dias ago