Quer um cargo de chefia? Esqueça tudo o que fez até agora

Conselho é de empresa de soluções de RH, Randstad. Confira

Author Photo
11:07 am - 24 de outubro de 2018
Quer um cargo de chefia Esqueça tudo o que fez até agora Quer um cargo de chefia Esqueça tudo o que fez até agora

A vida profissional é uma trajetória em evolução. E quando a busca é por um cargo de liderança, a forma de procurar emprego deve mudar, assim como a postura durante a seleção.

Se antes o profissional poderia se candidatar de forma mais generalista para as vagas, a partir desse estágio é importante que seja criterioso e saiba se posicionar nas entrevistas. “Esse novo cenário vale tanto para quem já foi promovido aos cargos inicias de liderança, quanto para quem está cavando uma oportunidade para essa nova posição”, aconselha Letícia Krauskopf, gerente regional da Randstad Professionals, área da empresa de RH focada no recrutamento de posições de média e alta gerência.

De acordo com a especialista, essa nova etapa profissional será muito fortalecida por networking e marketing pessoal intensos. “Encontrar vagas a partir desse nível profissional está muito mais relacionado às suas conexões prévias. Tome um café com antigos colegas, entenda em que projetos essas pessoas estão trabalhando e o quão atualizado você está. Saiba seus diferenciais, aprenda a se vender, se apresentar e se posicionar”, aconselha Letícia.

Avaliações profundas

Outra mudança importante pela qual o candidato passará será o formato do processo seletivo, que já não será composto por dinâmicas de grupo ou testes simples. As avaliações para cargos de liderança são mais aprofundadas, com apresentação de problemas específicos da área para o profissional solucionar, permitindo que o recrutador avalie se suas habilidades e seu perfil estão alinhados aos da vaga em questão.

A avaliação de pré-requisitos também é mais criteriosa, principalmente dos relacionados diretamente ao setor de atuação do profissional. Após a primeira conversa com o recrutador, o concorrente poderá passar por entrevistas com o gestor direto e com sua futura equipe.

Letícia explica que a seleção para vagas de liderança é muito mais minuciosa e assertiva porque o profissional terá muito mais deveres e responsabilidades no cargo. “Para o candidato, o processo é bem mais intenso do que quando aplicava para outros níveis hierárquicos, mas também é muito mais efetivo.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.