Notícias

Quer crédito on-line, mas tem medo? Veja 5 dicas para não cair em golpes

Você – ou pelo menos alguém que você conhece – já deve ter recebido uma ligação de um suposto atendente de banco dizendo ter um ótimo crédito à sua disposição, mas, para liberar o valor integral, seria preciso um depósito antecipado de cerca de mil reais. Se você ignorou a oferta e desligou o telefone, você fez muito bem. Você estava prestes a cair em um golpe. “Nenhuma empresa de empréstimo, Instituição Financeira ou banco pede dinheiro antecipado para liberar um crédito, isso é proibido por lei”, explica Fabio Zveibil, VP de Desenvolvimento de Negócios da Creditas, plataforma on-line de crédito com garantia do Brasil.

Muitas pessoas, porém, na ânsia de resolver suas vidas financeiras, acabam caindo em fraudes e perdendo bastante dinheiro. Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 46% dos internautas brasileiros foram vítimas de algum tipo de golpe financeiro nos últimos 12 meses – com prejuízos que chegaram a R$ 1,8 bilhão. Pensando nisso, Fabio separou algumas dicas para conferir se a empresa existe realmente e se é confiável. Confira:

1. Todo site confiável disponibiliza seu CNPJ no rodapé do site. No caso de uma empresa que oferece serviços financeiros, a dica é consultar seu CNPJ no site oficial do Banco Central do Brasil ou ligar no número 145 para conferir a existência da financeira;2. Confira a nota da empresa no site Reclame Aqui. Lá, é possível ver todas as reclamações e como a empresa reagiu a cada um dos problemas;

3. Se a empresa pedir qualquer quantia antecipada, fuja. O depósito antecipado é proibido por lei. Além disso, jamais disponibilize suas senhas pessoas bancárias;

4. Pesquise a empresa nas Redes Sociais e veja os comentários, quantidades de seguidores e se a empresa possui o selo azul com o sinal de check ao lado do nome em suas páginas oficiais. Isso significa que as redes, como Facebook e Instagram, confirmaram que a página ou perfil da figura pública, empresa de mídia ou marca é autêntico.

5. Tenha atenção com e-mails, normalmente quando o site é confiável não envia e-mail com extensões públicas, é sempre @(nome da empresa).com.br.

Recent Posts

Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…

13 horas ago

Pagamentos via Pix no exterior: Rendix tem o objetivo de expandir globalmente

A plataforma Rendix, que permite pagamentos via Pix em transações internacionais, está ganhando terreno na…

13 horas ago

DeepL anuncia aporte de US$ 300 mi para crescer internacionalmente

A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…

15 horas ago

Tecnologia de ponta falha na proteção contra roubos de carros Tesla

A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…

17 horas ago

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

18 horas ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

19 horas ago