Quem é Andy Jassy, o próximo CEO da Amazon

Atual líder da AWS, futuro CEO é considerado um funcionário da Amazon por completo

Author Photo
1:26 pm - 04 de fevereiro de 2021
Andy Jassy CEO da Amazon Divulgação/Amazon

Jeff Bezos surpreendeu o mundo da tecnologia nesta semana ao anunciar que deixará a posição de líder da Amazon em outubro. Bezos ocupou o cargo ao longo dos últimos 27 anos, desde de que fundou a companhia, e foi um dos grandes responsáveis por torná-la a gigante que é hoje.

Seu substituto no posto de CEO será Andy Jassy, veterano da Amazon e hoje lider da Amazon Web Services (AWS), divisão de serviços de nuvem da empresa. Jassy, aliás, é considerado um funcionário da Amazon por completo.

O executivo foi uma das primeiras contratações de Bezos após abrir o capital da empresa de comércio eletrônico, em 1997. Ele foi trazido diretamente da Harvard Business School para se tornar gerente de marketing da companhia.

Mais tarde, Jassy tornou-se vice-presidente de serviços da Web. Na posição, liderou o time até tornar essa uma divisão de negócios independente dentro da Amazon em 2006, através do sucesso da venda de acesso a máquinas virtuais com o Elastic Compute Cloud (EC2).

“Andy é muito conhecido dentro da empresa e está na Amazon há quase tanto tempo quanto eu. Ele será um líder excepcional e tem toda a minha confiança”, disse Bezos sobre Jassy em uma nota à equipe, quando anunciou sua saída do cargo de CEO.

Leia também: Jeff Bezos deixará cargo de CEO da Amazon

O futuro CEO da Amazon é considerado uma figura discreta e reservada, mas enfático em seus posicionamentos. Jassy já falou abertamente sobre questões sociais, criticando o ex-presidente Donald Trump em várias ocasiões e apoiando fortemente o movimento Black Lives Matter.

Ele também é uma figura querida dentro e fora da Amazon, respeitado por outros colegas e rivais da indústria de tecnologia.

“Não é inesperado ver Jeff Bezos iniciar o processo de transferência da liderança da Amazon para Andy Jassy. Embora Jeff ainda esteja envolvido com a Amazon, Andy Jassy é uma boa escolha para se tornar CEO”, disse Ed Anderson, Analista do Gartner, à Computerworld.

“Além de seus pontos fortes de e-commerce, a Amazon é fundamentalmente uma empresa orientada para a tecnologia. Andy Jassy, tanto quanto qualquer pessoa na indústria, sabe como aplicar a tecnologia para transformar e expandir os negócios”, completa.

Entretanto, vale lembrar que Jassy não era o único cotado para a posição de CEO da megacorporação. Jeff Wilke, ex-CEO do negócio de consumo mundial da Amazon, também era previsto para assumir o lugar de Bezos. Ele, no entanto, se aposentou neste ano, o que abri espaço para o líder da AWS ocupar a posição de CEO.

Com o chefe da divisão de nuvem no assento de piloto, a expectativa é que a AWS tenha um lugar de destaque dentro da Amazon.

Segundo Allen Bonde, do Gartner, embora o e-commerce voltado para o consumidor seja um grande mercado, o B2B é ainda maior. “Escolher um líder que está impulsionando sua principal oferta empresarial pode indicar que o futuro da Amazon está, de fato, vendendo mais para empresas do que para consumidores. Em geral, um prêmio muito maior no longo prazo”, pontua.

Quem ficará no lugar de Andy Jassy?

Por fim, ainda resta a dúvida de quem ocupará o cargo de Andy Jassy dentro da AWS. Um nome cogitado é o de Matt Garman, atual líder de vendas da divisão. Charlie Bell, vice-presidente sênior com 23 anos da empresa, seria uma opção mais ténica para o posto.

Há ainda a possibilidade de que a empresa opte por alguém de fora, como forma de renovar as ideias dentro da companhia, segundo analistas. “De qualquer forma, tanto a AWS quanto a Amazon estão em um bom lugar, permitindo que os novos CEOs construam bases sólidas ao mesmo tempo que trazem suas próprias perspectivas novas para suas funções”, explica Paul Miller, da Forrester.

(Com informações da Computerworld)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.