4 fatores que aumentam o nível de satisfação dos colaboradores

Brandili Têxtil, listada entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, mostra como é possível obter melhorias no ambiente de trabalho

Author Photo
7:26 am - 25 de setembro de 2018
4 fatores que aumentam o nível de satisfação dos colaboradores 4 fatores que aumentam o nível de satisfação dos colaboradores

Os colaboradores são quem movem e transformam uma empresa. E saber como eles se sentem é uma das melhores formas de buscar a melhoria contínua no ambiente de trabalho e crescer ainda mais. Medir estatísticas e obter opiniões que ajudam no assunto por meio da pesquisa de Gestão de Clima é uma das maneiras mais comuns.

A Brandili Têxtil é um dos melhores lugares para se trabalhar de acordo com Great Place to Work, instituto de pesquisa que avalia diversas empresas no Brasil e no mundo, e agora celebra os resultados da sua pesquisa de monitoramento, que teve 88% de participação e revelou que 81% dos nossos colaboradores estão engajados com a empresa. A gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Brandili, Cláudia Orçati Caniceiro, comenta sobre quatro pontos que fazem com que a empresa esteja acima da média entre as organizações.

1. Treinamento de gestores

Eles são os olhos e ouvidos na equipe. Capacitar gestores para que entendam que o papel deles vai além de delegar demandas faz diferença no engajamento da equipe e, consequentemente, nos resultados finais que a empresa busca. Um líder se faz pelo bom exemplo, pelas boas atitudes e proximidade com o grupo.

“Trabalhamos para manter os colaboradores bem informados e conectados ao time, pois acreditamos que isso cria vínculos positivos e gera envolvimento. Um bom líder deve ter voz ativa, mas também ser parceiro. Treinamos e atualizamos nossos gestores com frequência, pois eles precisam estar preparados para ouvir, entender, transmitir informações sem ruídos, cobrar e direcionar”, acredita Cláudia.

2. Reconhecimento

A criação de programas diferenciados que estimulam a equipe é um dos caminhos para o engajamento. Na Brandili Têxtil, por meio do Mais Você Brandili, são realizados programas de valorização profissional, como o GP (Grande Prêmio) da Melhoria Contínua, uma forma de reconhecimento e também de recompensa destinada aos colaboradores que transformam ideais em ações efetivas de melhoria no ambiente de trabalho.

Desde 2015 já foram 75 projetos com a participação de 488 colaboradores que se comprometem sugerindo melhorias. O Valeu! é outro projeto onde os colaboradores podem votar e reconhecer colegas que têm atitudes positivas na equipe.

3. Valorização

A empresa aposta em programas que oferecem benefícios também para a família dos colaboradores e que buscam mostrar o zelo dos gestores com quem faz parte da equipe. Como o Mãe Amor Brandili, programa de apoio às gestantes que oferece cursos, acompanhamento médico, auxílio creche, leite e licença-maternidade estendida para seis meses. Já para os pais, é oferecido 20 dias de licença-paternidade.

4. Melhoria contínua

Apesar do alto nível de satisfação e de termos comemorado esse índice acima da média, a empresa acredita também que tem um importante caminho a percorrer. “Por isso nunca paramos, recentemente lançamos a campanha “Minha Brandili”, que enfatiza que juntos podemos alcançar resultados ainda maiores, e que todos somos semelhantes a pequenos retalhos, cada um com a sua história, singularidade e importância, esses pequenos retalhos unidos constroem uma linda colcha, recheada de significado e também de emoção.”

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.