Quatro dicas para gerenciar uma equipe híbrida
Nova realidade do mercado de trabalho é híbrida, um mix de trabalho remoto e no escritório. Veja dicas da Robert Half para liderar nesse cenário
A nova realidade do mercado aponta para um mix de trabalho remoto e no escritório. Muitas empresas anunciaram que voltarão ao seus espaços físicos somente na metade de 2021, outras vão adotar o modelo híbrido de forma permanente.
Como quer que seja, as companhias terão muito mais flexibilidade daqui para a frente. Assim, os líderes precisarão gerenciar times híbridos. A Robert Half listou em seu blog quatro dicas para manter o time produtivo nesse modelo. Confira.
1. Ajude as equipes a se manterem atualizadas
Uma das principais preocupações dos gestores com relação a manter uma equipe híbrida é com a perda de informações importantes. Assim, uma dica seria manter uma única forma de comunicação, para evitar conversas paralelas.
Já que as vídeo chamadas se tornaram o principal meio de comunicação entre os times durante o distanciamento, que tal mantê-las para as reuniões de atualização do time? Dessa forma tanto a equipe remota quanto a presencial recebem as informações ao mesmo tempo. Fazer duas reuniões, uma virtual e outra presencial, além de tomar tempo, pode fazer com que certas informações se percam.
2. Observe o comportamento dos profissionais
A falta de contato físico pode fazer com que alguns colaboradores se sintam excluídos dos projetos e, com isso, acabem perdendo a produtividade.
Observe se estão cumprindo prazos, se comunicando adequadamente e demonstrando o mesmo interesse no trabalho que nos tempos antes da pandemia.
Qualquer sinal de comportamento fora do habitual merece uma conversa para descobrir o que está acontecendo e como é possível contribuir para melhorar o desempenho do profissional.
3. Procure saber mais sobre tecnologia
Ainda que você não trabalhe com tecnologia, é importante atualizar-se a respeito das ferramentas que facilitam o trabalho e a comunicação de equipes híbridas — inclusive no que diz respeito ao relacionamento com os clientes.
Também é relevante buscar informações sobre novas ferramentas e metodologias que podem ser aplicadas ao setor pelo qual você é responsável.
4. Comunique-se
Se a comunicação já é essencial quando todo o time está em um mesmo ambiente, quando existe uma divisão, ela se torna ainda mais importante para que a gestão das equipes seja um sucesso. Inclusive, pode ser necessário estreitar laços e manter contato com mais frequência do que o habitual.
Entretanto, é preciso estabelecer e respeitar os limites. Por exemplo, as videoconferências devem ter hora para começar a terminar. Esse horário deve ser seguido à risca. E quando for permitido e seguro, e se sua equipe remota estiver baseada numa mesma cidade ou região, retome o hábito de alguns encontros presenciais, mesmo que sejam informais, como almoços ou happy hours. Eles são saudáveis e ajudam na comunicação.