Quase 80% da população apoia mais investimentos públicos em ciência e tecnologia, mostra estudo do MCTI

Author Photo
5:44 pm - 13 de julho de 2015
Quase 80% da população apoia mais investimentos públicos em ciência e tecnologia
Levantamento realizado pelo Centro de Gestão e Estudo Estratégicos (CGEE), e divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mostra que 61% dos entrevistados demonstram interesse por ciência e tecnologia (C&T). Intitulado Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, o estudo ouviu 1.962 entrevistas nas cinco regiões do País, e descobriu ainda que 78% dos entrevistados apoiam a ideia de que devem ser feitos mais investimentos públicos em CT&T.

O índice verificado de conhecimento no tema é comparável, de acordo com o MCTI, às médias dos países que realizaram pesquisa semelhante. Na União Europeia, por exemplo, 53% afirmaram ter interesse por assuntos de C&T. No Brasil, o tema é o quinto que mais atrai a atenção da população – está atrás de Medicina e Saúde (78%), Meio Ambiente (78%), Religião (75%) e Economia (68%). O interesse por C&T é maior que em Arte e Cultura (57%), Esportes (56%), Moda (34%) e Política (27%).

Dos entrevistados, 73% afirmaram que as atividades científicas e tecnológicas trazem benefícios para a população. Comparados os resultados de enquetes internacionais, o Brasil se destaca como um dos países mais otimistas quanto aos benefícios das atividades de pesquisa e desenvolvimento. A China tem índice igual ao brasileiro (73%), os Estados Unidos (EUA) têm taxa de 67%, Espanha registra média de 64%, seguida de Itália (46%) e França (43%).

Por outro lado, apesar do interesse, o estudo indica que os brasileiros ainda têm baixo acesso a informações científicas. A maioria declara que nunca ou quase nunca se informa sobre C&T. A televisão é o meio de comunicação usado por 21% dos entrevistados para adquirir conhecimento sobre as pesquisas. A internet já se aproxima desse patamar, com 18%.

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e o presidente do CGEE, Mariano Laplane, afirmaram que a mídia tem papel crítico popularização da ciência. “Os cadernos sobre ciência e tecnologia estão cada vez menores ou deixando de existir”, avaliou Laplane. “Muitas vezes os principais destaques são para o progresso da ciência fora do Brasil. Pouco se fala das conquistas dos nossos cientistas e instituições. Veículo de comunicação, governo e comunidade científica devem se empenhar na tarefa de popularizar a nossa ciência para atender as expectativas da nossa população”, afirmou.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, apontou que para garantir mais investimento público em C&T, a pasta está fazendo, em parceria com as entidades do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, uma proposta para direcionar parte dos recursos oriundos da exploração do petróleo da camada pré-sal para as pesquisas e para a ciência. Esse estudo deve estar pronto para ser apresentado até o fim de agosto, disse.

*Com informações do MCTI
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.