Mais lidas
1

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

2

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

3

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Quando o RPA encontra a ciência de dados

Ciência de dados pode tornar o RPA mais inteligente, isso porque a automação facilita a implantação de modelos de ciência de dados na produção

Michael Berthold*
13:08 pm - 17 de agosto de 2021
Shutterstock

As empresas de automação de processos robóticos (RPA) estão se esforçando para entregar “a empresa totalmente automatizada”, mas mesmo essa promessa pode ser míope. As tendências atuais indicam que há muito mais que pode ser feito com o RPA, especialmente quando combinado com a ciência de dados.

As ferramentas RPA começaram fazendo com que os computadores fizessem a parte repetitiva do que os humanos fazem. O rótulo “robô” aqui é a chave; é uma metáfora que indica que o software não está contido em um sistema, mas sim conectado a todos (ou muitos) sistemas de informação que um trabalhador humano toca.

Uma solução RPA inicial imitaria como um ser humano interage com os sistemas, por exemplo, roteando automaticamente as chamadas que têm a ver com “suporte” para a equipe de tecnologia e as chamadas que têm a ver com “vendas” aos agentes. Ou copiando informações de um site, como o LinkedIn, e adicionando-as a um sistema CRM sempre que necessário.

Quando o RPA conheceu a ciência de dados, isso teve resultados que mudaram o setor. Em vez de os humanos buscarem novas oportunidades para melhorar a automação, as empresas utilizaram a automação de processos “inteligente”. Agora você pode usar o aprendizado de máquina para encontrar padrões em processos da vida real e ajudar a aprimorá-los automaticamente usando uma técnica conhecida como mineração de processo. Este foi o passo em direção à “empresa totalmente automatizada” que muitas ferramentas RPA vinham promovendo.

Mas uma segunda onda de convergência entre RPA e ciência de dados está abrindo novas portas. Desta vez, a ciência de dados não está apenas ajudando a RPA a tornar as tarefas humanas mais eficientes – está ajudando a executar melhor algumas dessas tarefas.

RPA e ciência de dados se encontram novamente

Um número crescente de processos automatizados está lidando com dados. Em muitos casos, os programas RPA estão fazendo menos apontar e clicar para humanos e mais baixar, classificar, combinar e até manipular dados. Nos casos mais avançados, os programas RPA estão invocando modelos de aprendizado de máquina e adicionando as previsões resultantes à automação do processo.

Em vez de simplesmente ajudar a acelerar um processo, a ciência de dados pode ser usada dentro do processo para executar tarefas de forma mais inteligente.

Aqueles que digitalizaram seus processos e tornaram sua força de trabalho mais eficiente com o RPA agora podem dar um passo adiante e integrar técnicas sofisticadas de ciência de dados em seus processos. O resultado é a automação de processos se tornando mais inteligente e a ciência de dados do mundo real se tornando mais automatizada.

Ferramentas de low code facilitam o caminho

Essa tendência está, pelo menos em parte, sendo habilitada por ferramentas de low code ou baixo código – tecnologia que torna os processos técnicos sofisticados legíveis e intuitivos. Isso significa que versões mais avançadas de RPA e ciência de dados podem ser explicadas e endossadas mais facilmente. Em alguns casos, elas podem ser implementadas por pessoal técnico e não técnico.

Plataformas visuais de low code não são novas em nenhum dos domínios. O low code envolve módulos agrupados visualmente em um “fluxo”, normalmente movendo-se da esquerda para a direita. Essa representação visual é autodocumentada e facilmente reutilizável para novos projetos.

A diferença entre como as plataformas visuais são aplicadas aos dois casos de uso é sutil, mas significativa. No RPA, o fluxo representa a ordem de um fluxo de controle – uma série de ações que são executadas, uma após a outra. Algumas dessas ações podem até envolver interação humana, como a aprovação de uma transação específica.

Na ciência de dados, o fluxo representa o que é feito com os dados, como os dados são combinados de diferentes instalações de armazenamento (desde arquivos Excel a bancos de dados de nuvem híbrida), como são transformados e agregados e como podem ser alimentados para um algoritmo de aprendizado de máquina ou outros métodos de análise.

Conforme mencionado acima, no entanto, há sobreposição. Os fluxos de dados não existem apenas em fluxos de controle, mas também vice-versa. Em um ambiente de “programação visual” de ciência de dados profissional, precisamos adicionar mecanismos de controle para otimizar os parâmetros e determinar quais modelos são escolhidos para implantação.

O sucesso do RPA e da ciência de dados depende da integração de várias tecnologias diferentes, e o baixo código pode reduzir significativamente o atrito de sua implementação. Essas implementações podem ser codificadas manualmente, mas isso pode ser um grande esforço em termos de dominar as várias linguagens de codificação necessárias, bem como compartilhar o que você está fazendo com seus parceiros de negócios.

RPA e automação do processo de dados

A ciência de dados ainda precisa amadurecer. Embora os modelos de ETL e de aprendizado de máquina tenham se tornado bastante sofisticados, ainda enfrentamos muitos problemas quando tentamos aplicar esses modelos em um ambiente de produção da vida real. Isso é o que chamamos de lacuna – pegar nossos modelos e colocá-los em operação na produção, mantê-los em manutenção e saber quando ajustá-los.

A implantação da ciência de dados na produção é, em essência, um problema de RPA. Como criamos um fluxo de controle entre nossos modelos e a tecnologia com a qual os integramos?

Talvez o maior desafio da ciência de dados já tenha sido resolvido. Só temos que espalhar a notícia. E, em vez de falar sobre “implantação de ciência de dados”, devemos chamá-lo de “automação do processo de dados”.

*Michael Berthold é CEO e cofundador da Knime, uma empresa de análise de dados de código aberto

Tags:
analytics
ciência de dados
RPA
Brandspace por SAP

Hora de transformar a cadeia de suprimentos

Trabalho conjunto entre compradores e fornecedores pode transformar a cadeia de suprimentos em vetor de sustentabilidade. Empresas como a SAP já trabalham com esse objetivo.

Em alta

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade
Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados