Qualcomm leva robótica e conectividade para escolas públicas de SP

Em parceria com Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Grupo + Unidos, projeto RoboLab promove formação de professores e cursos de pensamento computacional e robótica em dez instituições da rede estadual

Author Photo
9:15 am - 06 de julho de 2018

A Qualcomm e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciam o lançamento de um projeto piloto para levar aulas de pensamento computacional e robótica a alunos da rede estadual de ensino. O RoboLab – Conectando a Educação ao Futuro tem como objetivo promover a aprendizagem da linguagem de máquina, ou letramento digital, de alunos de escolas públicas, por meio do uso de dispositivos conectados à internet de alta velocidade.

O projeto RoboLab é uma iniciativa da Qualcomm em parceria com o Grupo +Unidos. Ele trabalha com a perspectiva de incentivar que escolas públicas incluam disciplinas de computação no currículo escolar, uma tendência presente em escolas particulares e contemplada na nova Base Nacional Comum Curricular, documento recém-aprovado que norteia as práticas pedagógicas no país.

Foram selecionadas dez escolas da rede estadual das regiões Sul 1 e Sul 3. Os professores de cada escola receberão formação para ministrarem aulas e oficinas de pensamento computacional e robótica aos alunos do ensino fundamental II e médio. No final do ano, os alunos participarão de uma competição que premiará os projetos de robótica com as ideias mais criativas e inovadoras.

Cada uma das escolas contará com um laboratório de robótica equipado com dispositivos e ferramentas conectados à banda larga móvel da rede 4G.

“A parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Grupo +Unidos traz uma oportunidade única para a Qualcomm contribuir de forma fundamental para o desenvolvimento da educação no estado por meio da inclusão digital, tão necessária para a inserção social e empregabilidade no século XXI, neste mundo cada vez mais tecnológico”, afirmou Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm para América Latina.

“Projetos com esse perfil reforçam a importância da união entre setor privado e público para melhorar a infraestrutura de conectividade nas escolas e promover a inclusão digital. Por meio da ampliação do acesso a recursos tecnológicos de alta qualidade e conhecimento especializado, os jovens estudantes da rede pública poderão ampliar o leque de oportunidades em sua vida profissional. Definitivamente, a tecnologia deve ser aliada da educação para construirmos um futuro melhor”, afirma João Cury Neto, Secretário de Educação do Estado de São Paulo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.