Qualcomm e Microsoft anunciam chip IoT com conectividade LTE

Desenvolvimento do novo chip também traz suporte nativo de segurança e certificado para o Azuere Sphere IoT.

Author Photo
11:49 am - 15 de outubro de 2019
Qualcomm Telecommunications equipment company logo seen displayed on smart phone.

Nesta terça-feira (15), durante o 5G Summit, em Barcelona, a Qualcomm anunciou o desenvolvimento do primeiro chip celular otimizado e certificado para o sistema operacional Azure Sphere IoT.

O novo chipset vem com segurança no nível de hardware e pré-configurado com o sistema da Microsoft. Ele também se conectará automaticamente aos serviços de nuvem de segurança do Azure Sphere.

O diretor do Microsoft Azure, Galen Hunt, afirmou que “o novo chipset IoT iluminará um amplo conjunto de novos cenários”.

“Esperamos possibilitar novas transformações de negócios em uma variedade de verticais, onde o edge computing, conectividade de baixa latência e segurança de ponta a ponta podem fazer uma grande diferença”, disse Jeffery Torrance, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Qualcomm Technologies.

O modem Qualcomm 9205 LTE foi desenvolvido especificamente para Internet das Coisas. Ele traz conectividade global multimodo LTE da categoria M1 (eMTC) e NB2 (NB-IoT). Também traz conectividade 2G/E-GPRS, suporte a processamento de aplicativos, localização geográfica e outros recursos.

Como dito pelas empresas, ele também conta com o Azure IoT SDK para que os desenvolvedores possam investir na plataforma.

“A Microsoft tem um histórico profundo de trabalho com ecossistemas e comunidades de desenvolvedores”, disse Roanne Sones, vice-presidente corporativa da Microsoft. “Estamos focados em tornar essa comunidade o mais produtiva possível”, acrescentou.

Com informações de: Qualcomm, ZDNet.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.