Qualcomm conclui aquisição da NUVIA

Focada no 5G, a aquisição da startup criada por um ex-engenheiro da Apple aumentará a competitividade dos processadores de smartphones Android e PCs

Author Photo
10:25 am - 17 de março de 2021

A Qualcomm Incorporated anunciou, nesta terça-feira (16), que sua subsidiária, Qualcomm Technologies, concluiu a aquisição da NUVIA, fabricante de chips iniciante, por US$ 1,4 bilhão, conforme negociação anunciada em janeiro e concluída somente agora após aprovação dos órgãos reguladores.

A aquisição coloca a empresa na corrida do 5G e aumenta o poder de competitividade na linha de processadores para smarphones Android e PCs.

“A equipe NUVIA de classe mundial aprimora nosso roteiro de CPU, ampliando a posição de liderança em tecnologia da Qualcomm com os ecossistemas Windows, Android e Chrome”, disse Cristiano Amon, Presidente e CEO da Qualcomm Incorporated. “O amplo suporte desta aquisição, de todos os setores, valida a oportunidade que temos de fornecer produtos diferenciados com desempenho de CPU e eficiência de energia líderes, à medida que a computação sob demanda aumenta na era 5G”.

A Qualcomm espera integrar CPUs de próxima geração em um amplo portfólio de produtos, incluindo smartphones, laptops e cockpits digitais, bem como sistemas avançados de assistência ao motorista, realidade estendida e soluções de rede de infraestrutura, segundo comunicado da empresa.

Em janeiro, quando anunciou a aquisição, a Qualcomm disse que a tecnologia da Nuvia seria incorporada em toda a linha de chips da empresa, com liderança centrada em seu chip Snapdragon focado em 5G. Em novo comunicado, ressaltou que as primeiras plataformas Qualcomm Snapdragon a apresentarem as novas CPUs projetadas internamente pela Qualcomm Technologies devem ser testadas no segundo semestre de 2022 e serão projetadas para laptops ultraportáteis de alto desempenho.

“Estamos entusiasmados por nos juntarmos ao inovador sem fio líder do setor, impulsionado por uma missão comum de inventar tecnologias revolucionárias. Juntos, criaremos uma nova classe de plataformas de computação de alto desempenho que definirão o padrão da indústria”, disse Gerard Williams, ex-CEO da NUVIA, que agora é Vice-Presidente Sênior de Engenharia da Qualcomm Technologies.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.